“Por mim não haverá”. Foi desta forma que Marcelo Rebelo de Sousa respondeu quando questionado sobre a possibilidade de haver eleições antecipadas, numa curta entrevista, em exclusivo, à SIC, durante a primeira viagem a Moçambique enquanto Presidente da República.

Esta não é, contudo, a primeira vez que Marcelo Rebelo de Sousa afasta a ideia de eleições antecipadas. No final de outubro de 2015, o então candidato a Belém afirmava aos jornalistas que o país não precisava “de governos de seis meses, oito meses ou de um ano”, acrescentado de seguida não ser um “defensor de eleições a cada seis meses, oito meses ou a cada ano”.

Sobre o Governo de António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa disse ainda à SIC estar atento à procura de um equilíbrio que adivinha ser difícil, “até porque a situação internacional não ajuda”. E acrescentou: “Eu desejo que corra o melhor possível porque era muito bom para o país”.

Perante a pergunta “o seu mandato vai ser uma campanha permanente?”, o atual Presidente da República comentou “que um mandato de cinco anos é um mandato a não pensar numa recandidatura”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR