Milhares de manifestantes percorreram este domingo as ruas de Atenas, até ao parlamento grego, como forma de protesto contra um pacote de medidas de austeridade, exigido pelo FMI e pela União Europeia, que deverá ser discutido esta segunda-feira com o Eurogrupo em Bruxelas.

Segundo o jornal grego Ekathimerini, a polícia aponta para 15 mil manifestantes em Atenas e em Salonica, a segunda maior cidade grega. A manifestação, que ontem já trouxe vários protestantes para a rua e que coincide com uma greve geral de três dias, foi agendada para o dia da votação de um pacote de reformas. Entre as medidas de austeridade contestadas estão aumentos das contribuições para a segurança social, os impostos dos contribuintes com os rendimentos mais altos e a redução de pensões.

As medidas de austeridade são parte de um pacote exigido pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional ao governo de Alexis Tsipras, em troca da libertação de uma tranche do resgate de 86 mil milhões de euros — o terceiro desde 2010.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR