A polícia grega disparou, este domingo, gás lacrimogéneo contra manifestantes que lançavam projéteis em direção às forças antimotim, no decurso de uma manifestação em frente do parlamento, para protestar contra um projeto de lei de reforma das pensões.

De acordo com as imagens transmitidas pelos vários canais de televisão, jovens encapuzados atiraram ‘cocktails molotov’ no decurso da manifestação, organizada pelos sindicatos, e que junta milhares de pessoas. A polícia respondeu com gás lacrimogéneo, dispersando a multidão.

Milhares de pessoas estão nas ruas, em Atenas e Salónica, numa manifestação convocada por organizações de esquerda, contra a reforma das pensões, que será submetida a votação, hoje.

O projeto de lei, que prevê o aumento das pensões e dos impostos, faz parte das medidas de austeridade exigidas pelos credores do país, União Europeia e Fundo Monetário Internacional (FMI).

Os protestos começaram ao final da manhã, com a Frente de Luta dos Trabalhadores (Pame), considerada próxima do partido comunista grego.

“Segurança social pública e obrigatória para todos”, estava escrito na principal bandeira do sindicato, enquanto os manifestantes gritavam palavras de ordem como “não à dissolução do sistema de segurança social” e “não à continuação da austeridade”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR