O PSV Eindhoven sagrou-se este domingo bicampeão holandês de futebol, após vencer o Zwolle, por 3-1, e beneficiar da igualdade do até agora líder Ajax, que empatou 1-1 no terreno do já despromovido Graafschap.

À entrada da 34.ª e última jornada, a equipa de Eindhoven partilhava a liderança com o Ajax, com 81 pontos, mas estava em desvantagem na diferença de golos e no confronto direto, pelo que precisava de que a turma de Amesterdão perdesse pontos.

Com a ‘ajuda’ do Ajax, o PSV bateu o Zwolle com golos de Locadia, aos 34 minutos, e Luuk de Jong, aos 43 e 67, e alcançou o seu 23.º título de campeão da Holanda, ainda a dez do recordista Ajax. (Corrige título: PSV foi campeão e não o Ajax).

A equipa de Eindhoven termina a prova com 84 pontos, mais dois que o Ajax, e com apenas duas derrotas. O avançado Luuk De Jong chegou aos 26 golos e terminou como segundo melhor marcador do campeonato, atrás de Janssen (Utrecht), com 27 golos.

O Ajax, por seu turno, até começou melhor frente ao penúltimo, o Graafschap, com golo do alemão Amin Younes, aos 16 minutos, só que, aos 55, o holandês Smeets igualou o resultado.

O treinador Frank de Boer ainda arriscou para reverter a situação, mas o Ajax acabou por ceder o campeonato na última jornada, depois de ter assumido a liderança na jornada 28, após vitória, por 2-0, em Eindhoven, frente ao PSV. A equipa fica assim no segundo posto, com necessidade de disputar ‘play-off’ de acesso à Liga dos Campeões.

No terceiro posto e com acesso direto à fase de grupos da Liga Europa fica o Feyenoord. Na cauda da tabela, foi despromovido o Cambuur, enquanto Graafschap e Willem vão disputar uma competição de permanência/subida com o segundo e o terceiro da segunda divisão.

AZ Alkmaar, Utrecht, Heracles e Groningen, classificados entre quarto e sétimo, vão disputar entre si a segunda posição de acesso à Liga Europa.