Um homem fez um morto e deixou mais três pessoas feridas num ataque com arma branca na estação ferroviária de Grafing (S-Bahn), na zona de Munique. O homem, que já terá sido detido pelas autoridades, gritou “Allahu Akbar” – “Alá é grande” – enquanto desferia os golpes de forma indiscriminada, segundo relatos citados pela imprensa alemã.

As autoridades alemãs garantiram ao início da tarde desta terça-feira que já não existia nenhuma ameaça para a população.

O ataque terá ocorrido pelas horas cinco da madrugada (hora local), quando começava a criar-se mais movimento de pessoas na estação ferroviária.

O ferido que inicialmente dado como estando em estado crítico acabou por morrer, segundo as agências locais. Além do homem que perdeu a vida, as notícias apontam para mais três. Todos os feridos são do sexo masculino, segundo as agências noticiosas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo a imprensa local, o atacante foi detido imediatamente após o incidente. Algumas informações já avançam que se trata de um jovem alemão que não terá antecedentes criminais. Mas, para já, oficialmente, a Associated Press diz apenas que o suspeito ainda está a ser identificado.

Novas informações indicam que o atacante, que usou uma lâmina de 10 centímetros, tem 27 anos de idade. Segundo a ARD, trata-se de um toxicodependente com problemas psiquiátricos.

As informações são escassas, para já, porque as autoridades alemãs estão a investigar o incidente e impuseram um “blackout” na imprensa. As autoridades policiais admitem apenas, para já, que o atacante tenha “motivos políticos”.

As autoridades vedaram o acesso público à estação. “A estação [de Grafing] é um local de crime, portanto precisa de ser tratada pelos técnicos”, disse um porta-voz da polícia ao Sueddeutsche Zeitung.

Hans-Georg Maassen, o diretor da agência de informação alemã, informou que na última semana o Daesh tem utilizado uma estratégia bipolar: planeia grandes ataques organizados, mas incita também aos atos individuais por parte dos seus militantes. Maassen relembrou o caso da rapariga muçulmana de 15 anos que foi presa por ter atacado um polícia alemão com uma faca, na estação de comboio de Hanover, em fevereiro. A rapariga terá agido em nome do Daesh, informaram as autoridades.

Nos últimos meses, foram verificados vários ataques com armas brancas em Israel. Esta terça-feira ocorreu mais um, em Jerusalém, em que duas mulheres foram esfaqueadas num ataque que a polícia acredita ter “motivações nacionalistas”.

Ataque terá ocorrido pelas 5 da manhã.

O homem já terá sido detido, segundo a imprensa local.

Estação de Grafing Bahnhof (CC)

Estação de Grafing Bahnhof (CC)