Manifestantes contrários à destituição da Presidente brasileira, Dilma Rousseff, estão esta terça-feira a realizar protestos e bloqueios de estradas em pelo menos sete estados e no Distrito Federal.

Segundo o portal de Internet G1, há protestos na Baía, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraíba, São Paulo, Rio Grande do Norte e também no acesso à capital do país, Brasília.

Registaram-se cortes nas principais vias do país, com queima de pneus, com destaque para a cidade de São Paulo, onde, por volta das 08h00 (12h00 em Lisboa), havia 116 quilómetros de filas no trânsito, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Movimentos sociais ligados à Frente Brasil Popular convocaram, através das redes sociais, os manifestantes para protestarem contra “o golpe” e “em favor da democracia”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Vai ter muita luta em defesa da democracia! O Brasil diz não ao golpe!”, lê-se numa mensagem publicada no Facebook.

A Central Única de Trabalhadores (CUT) também convocou atos em todo o país “em defesa da democracia, dos direitos trabalhistas sociais e humanos”.

Os protestos ocorrem um dia antes de o Senado (câmara alta do Congresso) votar o pedido de destituição da Presidente.

Se o pedido for aprovado, Dilma Rousseff será afastada do cargo para ir a julgamento por um período de até 180 dias, durante o qual o vice-presidente, Michel Temer, assumirá os destinos do país.