Não é a primeira vez que acontece esta temporada na Premier League inglesa. No encontro diante do Tottenham, em Londres, o autocarro que transportava a equipa do Manchester United também se atrasou. O “culpado” na altura, defendeu-se o United, foi o transito caótico de Londres. Isto no começo de abril. Ontem, terça-feira, os Red Devils voltaram a atrasar-se para um encontro, mas o “culpado” desta vez foi outro: os adeptos do West Ham, que arremessaram garrafas, latas e outros objetos contra o autocarro dos visitantes no trajeto até ao estádio.

https://www.youtube.com/watch?v=sXJpUDhT3Do

Foi pelo menos o que explicou Wayne Rooney no final do encontro à Sky Sports: “O autocarro ficou em mau estado. Sabemos que é um jogo muito importante para o West Ham e uma noite marcante para o clube, mas tenho a certeza que muitos vão ficar desapontados com o que aconteceu.”

O encontro no estádio Boleyn Ground, também ele em Londres, estava marcado para as 19h45. Disputava-se a 37.ª jornada da Premier League. Vencendo, o United ultrapassaria o rival City e tinha um pé e meio na próxima edição da Liga dos Campeões (com Mourinho no banco?). Mas o West Ham também tinha razões para lutar pela vitória. Duas razões. Primeiro, derrotando o United, descolaria do Southampton e tomava apara si o 6.ª lugar, último que dá acesso às competições europeias, no caso a Liga Europa. Mas não era tudo: este era também um jogo de celebração para os adeptos dos Hammers; despediam-se do velhinho Boleyn Ground, pois a partir da próxima temporada vão jogar no estádio Olímpico de Londres.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O jogo só começaria às 20h30. Quase uma hora depois. E os responsáveis do West Ham não aceitam a justificação de atraso do Manchester United. “Não entendo por que razões não conseguiram chegar ao estádio a horas. Podiam ter chegado muito mais cedo. Houve alguma confusão à chegada, é verdade, mas não houve qualquer ataque ao autocarro”, afirmou David Sullivan, um dos diretores do West Ham, à BBC.

https://twitter.com/theawayfans/status/730126552969715716

As imagens captadas no exterior (e no interior do autocarro, pelos próprios futebolistas do Manchester United) mostram alguma confusão, a polícia a controlar a multidão, mas nada que (infelizmente) não se veja recorrentemente em Inglaterra e pela Europa do futebol.

Quanto ao jogo, o West Ham venceu 3-2 e quase afastou definitivamente o United da luta pela qualificação para a Liga dos Campeões. Falta uma jornada para o fim da Premier League.