“No pain, no gain” (sem dor, não há ganho) é uma das maiores frases de motivação dos atletas que associam dores musculares a resultados. São, muitas vezes, viciados em sofrimento e só consideram que o treino é produtivo quando os abdominais, os glúteos ou os bíceps começam a doer e o corpo dá sinais de fraqueza. Esta é a filosofia do fast fitness (associada a modalidades de alta intensidade como o crossfit) que é atualmente partilhada e incentivada por grande parte dos profissionais de exercício e ginásios em Portugal. Mas será que a dor equivale mesmo a resultados? Ou será o corpo a queixar-se de que fomos longe demais?

Estas foram as perguntas que Hugo Moniz fez a si próprio até frequentar um programa internacional do Resistance Training Specialist para profissionais de saúde e exercício físico, baseado na lei do corpo e da física. Chegou à conclusão que as pessoas devem apenas fazer o que conseguem e não aquilo que os planos de treino ou os personal trainers querem que seja feito. Um conceito, à partida, simples que levou Hugo Moniz a criar — com o amigo João Moscão e, mais tarde, Nuno Pinho — uma escola de formação chamada EXS para transmitir valores que questionam toda a cultura desportiva atual.

“A ideia ‘no pain, no gain’ não faz sentido porque devemos ter em conta as capacidades de cada corpo e a sua margem de evolução”, diz o especialista ao Observador. “Há estudos que indicam que quanto mais um corpo passar por processos que não sintam dor, melhor vai ser a sua produção motora.”

ginásio, virgin active, exercicios, saude, silvia silva,

Hugo Moniz é um dos elementos de equipa de formação da EXS e, também “personal trainer” independente na Virgin Active Palácio SottoMayor em Lisboa. FÁBIO PINTO/OBSERVADOR

Exercício sem sofrimento? Como?

“Quando falamos em dor não são as dores musculares moderadas após um bom treino mas o sofrimento enquanto praticamos um exercício”, explica Hugo Moniz. Neste contexto, cabe ao personal trainer adaptar o treino tendo em conta a prestação e disponibilidade física de cada um ou ao indivíduo ter a sensibilidade de ler os sinais que o corpo transmite. Por exemplo, em vez de fazer os 15 abdominais preestabelecidos no seu plano de treino, adapte o exercício ao seu próprio ritmo e fique pelos cinco se sentir o corpo a tremer. Segundo o especialista, os resultados do esforço vão ser muito mais saudáveis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Tudo começa com uma avaliação física com alguns exercícios muito específicos que nos permitem avaliar a disponibilidade neuromuscular e articular para contrair os músculos, fletir os joelhos e a extensão da anca”, conta o CEO da EXS. “É fundamental respeitar a função articular de cada pessoa e conhecer cada vez mais o que está por baixo da pele: músculos, estrutura articular, tecidos passivos, ligamentos e tendões ou, caso contrário, em vez de dar a dose certa estou a dar veneno ao corpo.” O personal trainer destaca ainda que devemos ter em atenção que a intensidade e o tipo de treino de um atleta de alta competição é diferente de uma pessoa que passa o dia em frente à secretária a trabalhar.

Não devemos levar um treino ao extremo só porque a atual cultura desportiva diz que devemos aguentar mesmo quando o corpo está a dizer que já deu o máximo, ou vou gerar stress a um corpo que não está preparado para praticar aquele exercício”, afirma Hugo Moniz. “Todos temos capacidades articulares diferentes.”

copy, copyspace, exercise, fit, fitness, gym, pushups, strong, training, woman,

“No pain, no gain” é uma das frases de motivação mais conhecidas no mundo do fitness mas, segundo Hugo Moniz, este é um conceito associado a inflamações crónicas pós-treino. iStock

A nova filosofia do “no brain, no gain”

Se está a pensar render-se a este conceito de exercício sem sofrimento, esqueça todos os quilos que pretende perder antes do verão. “Aqui não é o que quero mas aquilo que preciso“, alerta o CEO da EXS. O Resistance Training Specialist não só o ensina a contrair os músculos de forma voluntária como ainda o obriga a usar o cérebro durante todo o processo. “Não há ganhos sem que a mente e o corpo estejam envolvidos no processo. Para melhorar a capacidade de contração do músculo, é importante concentramo-nos na própria contração muscular. De acordo com o especialista, só assim vai conseguir focar-se na qualidade do movimento e fazer a sua capacidade física evoluir.

A dor pode não sentir no momento mas chega no dia a seguir de forma tolerável q.b. “A preocupação deste conceito, acima de tudo, passa por melhorar a saúde dos praticantes de atividade física e a sua experiência de treino”, conclui Hugo Moniz. “Sem dor não há ganhos está fora do contexto social porque sem regras, sem controlo e sem limitações físicas só existem perdas. Uma delas é, por exemplo, as comuns inflamações crónicas pós-treino que são sinais do corpo a dizer que já chega.”

Com a ajuda do personal trainer Hugo Moniz, compilámos três exercícios básicos passo a passo em fotogaleria que lhe permitem avaliar a disponibilidade neuromuscular e articular. A partir daí, opte pela ajuda de um profissional de treino ou, em último caso, leia os sinais que o corpo transmite e adapte os exercícios ao seu próprio ritmo.