A informação divulgada pelo Santuário de Fátima realça a presença de grupos do Vietname, Colômbia, Panamá, Guatemala, para “além dos já habituais Espanha, Brasil e Itália”. De Portugal inscreveram-se 62 grupos.

O cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, preside hoje e na sexta-feira à peregrinação internacional que decorre no Santuário de Fátima e que celebra o 99.º aniversário das aparições.

Segundo informação do Santuário de Fátima, esta peregrinação será a primeira grande celebração no novo altar do recinto de oração, “que permite uma maior visibilidade da também renovada basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima”.

A obra foi adjudicada em março de 2015, durou cerca de um ano e constou da construção do altar, ambão (púlpito) e cadeiras da presidência: “Cada uma das três peças tem um caráter próprio e obedece a princípios individuais bem delineados, de acordo com a sua função e simbologia”, assinala.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O meu espírito alegra-se em Deus, meu Salvador” é o tema desta peregrinação, que além das habituais cerimónias litúrgicas inclui o acolhimento da imagem da Virgem Peregrina, que viajou ao longo de um ano pelas 21 dioceses portuguesas do continente e ilhas, conventos e mosteiros de clausura, e a consagração dessas dioceses a Nossa Senhora de Fátima.

A peregrinação abre oficialmente hoje na Capelinha das Aparições, com uma saudação a Nossa Senhora e aos peregrinos, agendada para as 18:30. Pelas 21:30, no recinto do Santuário, decorre o rosário, seguido da Procissão das Velas, após a qual o cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, preside à missa no novo altar.

Na sexta-feira, 13 de maio, a celebração final começa às 09:00, com o rosário na Capelinha das Aparições. Segue-se, às 10:00, a procissão para o altar, missa, a tradicional bênção dos doentes, consagração e procissão do adeus.

O Santuário de Fátima informou também que “a imagem da Virgem Peregrina de Fátima inicia no próximo dia 13 de maio uma peregrinação nacional à Eslovénia, no mesmo dia em que terminará a peregrinação nacional em Portugal”.

“A peregrinação nacional eslovena, organizada pelo Congresso Nacional das Famílias, começa no dia 13 de maio e estender-se-á até dia 13 de outubro”, diz nota do Santuário.

O reitor do Santuário, Carlos Cabecinhas, citado naquela nota informativa, diz esperar que a ” eregrinação corra bem porque se trata sempre de uma oportunidade para atrair muitos cristãos para a mensagem de Nossa Senhora e isso é importante”.