primavera_norte (1)

Depois de ter passado pelo Coliseu de Lisboa, Eusébio, Um Hino ao Futebol vai fazer a sua estreia no Porto esta sexta-feira. Entre 13 e 14 de maio, os portuenses poderão assistir ao musical inspirado na vida do Pantera Negra, que conta com um elenco composto por 16 atores portugueses, cantores e bailarinos, entre os quais se incluem Cláudia Semedo, Sofia Escobar, Diogo Amaral e João Ricardo. Os bilhetes custam entre 12,50 e 35 euros.

No mesmo dia, os Capitão Fausto vão passar por Viana do Castelo para um concerto na capela do Castelo de Santiago da Barra. A fazer-lhes companhia estarão os Paraguaii, banda vimaranense que lançou recentemente o seu primeiro trabalho de longa duração, Scope. O espetáculo irá começar às 22h30. A entrada custa 5 euros. No dia seguinte, Old Jerusalem vai estar no Teatrinho Da Régua, no Peso da Régua. O concerto começa às 21h30.

No sábado, o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, irá acolher a peça A Conquista do Pólo Sul, de Manfred Karge, sobre quatro desempregados que partilham um sótão onde convivem com as suas próprias desilusões, ao mesmo tempo que se agarram a uma história de ficção que os vai salvar da apatia. Para esta viagem, a encenadora Beatriz Batarda convocou um elenco de luxo do qual fazem parte Ana Brandão, Bruno Nogueira, Flávia Gusmão, Miguel Damião, Nuno Lopes, Nuno Nunes e Romeu Costa. A peça vai subir ao palco do Vila Flor pelas 21h30. Os bilhetes custam 10 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Conquista do Pólo Sul _Estelle Valente

“A Conquista do Pólo Sul”, de Manfred Karge, irá subir ao palco do Centro Cultural Vila Flor no sábado

No mesmo dia, a cidade do Porto vai receber mais uma festa secreta, organizada pelo Plano B, Casa do Livro e Circo Voador está de volta. Nesta club edition, o evento terá como mestres de cerimónia os Jazzanova, em formato DJ Set com Alex Barck e Moullinex. Na festa “Não Digas a Ninguém”, haverá ainda um concerto de Na Brasa e os DJ Sets de Patinhas, João e Pedro Tenreiro, João Dinis e Miguel Rendeiro. O local? É segredo, e só será revelado uma hora antes do arranque do evento na sua página do Facebook.

primavera_centro (1)

Em Águeda, começa esta sexta-feira o Festival i, a grande festa das artes de palco em família. Entre sexta e domingo, haverá exposições, concertos e espetáculos. Ao todo, serão 17 propostas a pensar no público infantil e juvenil. A abrir o festival, estarão os espanhóis Circobaya, que apresentarão a peça El Viaje de Miércoles, onde o destino de várias personagens se cruza em torno de uma aventura inesquecível. O passe diário para o festival custa 6 euros (com oferta do segundo dia). O programa completo pode ser consultado aqui.

No sábado, o Convento de São Francisco, em Coimbra, vai receber o pianista e compositor Michael Nyman. A solo, o músico irá apresentar algumas das mais expressivas músicas da sua discografia. O espetáculo irá começa às 22h00. No mesmo dia, o bar X-Tus, na Lousã, vai receber os portugueses Destroyers of All, acompanhados dos Grimlet e dos Lyfordeath. Os concertos irão começar às 22h. A entrada custa 3 (sem o novo CD dos Destroyers of All) ou 12 euros (sem CD).

Ainda no sábado, irá começar em Oliveira de Azeméis a 20ª edição do Mercado à Moda Antiga, onde se irá recrear a feira que se realiza há 100 anos na antiga Praça dos Vales. Até domingo, o centro histórico da cidade, irá encher-se com quase dois mil figurantes, música tradicional, gastronomia, dança, jogos tradicionais, teatro de rua e muitas outras iniciativas. A fechar o mercado estará a fadista Carminho. O concerto está marcado para 20h, a entrada é livre.

primavera_sul (1)

Até julho, a Quinta de Alcube, em Azeitão, vai receber as “Noites de Estrelas e Pirilampos”, sessões de observação de pirilampos e de astronomia guiadas por especialistas (astrónomos amadores e biólogos). Para além das sessões, as “Notes de Estrelas e Pirilampos” incluem uma programação complementar que inclui Noites Especiais com teatro para toda a família, Noite das Fadas, palestras de astronomia, noites para fotógrafos e ainda, uma prova de vinhos. Para participar na iniciativa, que se insere no programa nacional de atividades do Ano Internacional da Luz da Unesco, assinalado no ano passado, basta enviar um email para info@ocean-alive.org.

Em Loulé, termina este fim de semana mais uma Algarve Chefs Week que, este ano, é dedicada ao ceviche. Esta sexta edição conta com a participação dos chefs executivos de 12 hotéis de cinco estrelas do Algarve. Os menus especiais do evento estão disponíveis até 15 de maio, domingo, nos restaurantes dos hotéis aderentes (que podem ser consultados aqui) apenas durante o jantar. Estes custam 30 euros por pessoa (sem bebidas incluídas). À semelhança das edições anteriores, um euro do valor total de cada refeição reverte para o Centro de Apoio ao Sem-Abrigo (CASA).

Em Lisboa, o bailado Romeu e Julieta, inspirado na peça homónima de William Shakespeare, vai subir ao palco do Teatro Camões pela última vez. As sessões de sexta-feira, sábado e domingo serão a última oportunidade de ver a peça do coreógrafo Rui Horta, interpretada pela Companhia Nacional de Bailado. Os bilhetes custam entre 5 e 30 euros.

O Village Underground, em Lisboa, faz dois anos e, para comemorar, preparou uma festa de arromba para este sábado, às 18h. Para além de exposições, teatro e vídeo, também não faltará música, com concertos de Ganso e Mesa, e DJ Sets de Rastronaut, Ramboiage e Stereo Addiction. A comida está garantida e os cocktails também. Os contentores vão ainda encher-se de magia e de muitas, muitas surpresas. A entrada é livre.

Artur Pizarro_15maio

O pianista Artur Pizarro é considerado um dos melhores intérpretes vivos da obra de Ravel

No domingo, o pianista Artur Pizarro e a Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direção de Joana Carneiro, vão apresentar um programa sinfónico que tem Portugal como elo de ligação. Para além da estreia nacional de Incipit, obra de Luís Tinoco encomendada pelo Teatro Nacional de São Carlos, o alinhamento irá incluir o Concerto em Sol, de Maurice Ravel, e o Concerto para Orquestra, de Béla Bartók, uma das obras maiores da história da música, escrita pelo compositor na altura da sua passagem por Portugal, em 1904, a caminho do exílio.

O concerto irá decorrer no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, pelas 17h. Os bilhetes custam entre 5 e 20 euros. O mesmo programa será posteriormente apresentado na Casa da Música, do Porto, a 25 de junho.

primavera_ilhas (1)

Este fim de semana, a MONSTRA vai andar à solta em Ponta Delgada, nos Açores. O Teatro Micaelense, na ilha de São Miguel, vai receber até domingo várias sessões de cinema integradas no Festival de Animação de Lisboa. A partir de dia 19 de maio, a MONSTRA vai estar no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal. O programa completo da MONSTRA à Solta pode ser consultado aqui.

No Funchal, começa esta sexta-feira a 42ª Feira do Livro. O evento irá decorrer até 22 de maio no Teatro Municipal Baltazar Dias. O programa está todo aqui.

Quatro anos depois do recital na Temporada de Música dos Açores, Vladimir Viardo vai regressar este domingo ao Teatro Micaelense para um recital de beneficência destinado a uma instituição de solidariedade social dos Açores. O concerto está marcado paras as 21h30. Os bilhetes custam 5 euros.