Ir ao banco já se tornou um hábito do século passado para muita gente. Filas, impressos com papel-químico e burocracia em tamanho king-size faziam o quotidiano das agências. Hoje há cada vez mais pessoas em Portugal a ir ao banco sem sair da sua zona de conforto, que é como quem diz, a fazer operações através de home banking, agora mais conhecido como internet banking por causa da mobilidade.

De facto, o número de portugueses a confiar na gestão das suas contas bancárias através da internet triplicou ao longo dos últimos 13 anos, de acordo com o resultado do estudo setorial da Marktest. Dados de setembro de 2015 indicavam que 2 616 mil portugueses utilizavam serviços de Internet Banking, numero que representa mais de 35% dos cidadãos residentes no Continente, com idade superior a 15 anos e detentores de uma conta bancária. Em 2003 apenas 11.8% dos clientes bancários usavam a internet para ir ao banco. Quem mais utiliza os canais digitais para aceder ao banco são os indivíduos com idades entre os 25 e os 34 anos, representando 61%, numa tendência que deverá continuar a aumentar à medida que cresce o número de utilizadores da internet e de smartphones.

A tecnologia permite ao cliente realizar a gestão eletrónica à distância do património financeiro associado a uma conta bancária. Em poucos anos passou a ser possível executar as mesmas ações que antes apenas eram permitidas ao balcão ou nas caixas multibanco. Os bancos passaram portanto a investir no desenvolvimento dos seus canais digitais onde podem estar sempre disponíveis através dos serviços online.

É o caso do Banco CTT que surge com o objetivo de estar onde estão as pessoas e por isso aposta numa forte presença digital, com soluções de última geração que proporcionam uma interação simples e intuitiva. Proximidade é a palavra-chave numa oferta de serviços bancários assente naquilo que é realmente necessário para o dia-a-dia. Neste sentido a App Banco CTT garante o acesso às principais funcionalidades de gestão de contas, em qualquer lugar e a qualquer hora.

Se mesmo assim precisar de se deslocar a um balcão pode também localizar a loja do Banco CTT mais próxima em qualquer ponto do país. Para simplificar a utilização dos canais digitais, a App Banco CTT e o portal de Home Banking partilham as mesmas funcionalidades e a mesma navegação, facilitando o acesso ao banco através dos diferentes canais. A adesão é gratuita e a aplicação já está disponível na Apple Store e no Google Play.

Incorporando diversas funcionalidades inovadoras a aplicação permite realizar transações rápidas, personalizar a designação das contas e controlar o património através de gráficos intuitivos, além das operações mais frequentes do dia-a-dia: consultas de dados, saldos e movimentos, fazer transferências e pagamentos.

À medida que evoluímos na economia em rede a disponibilidade contínua dos serviços constitui uma vantagem competitiva. E graças à conetividade já é possível aplicar ao setor bancário o slogan de uma conhecida série televisiva de investigação criminal: we never close.