Família

Vídeo. 10 truques para (melhor) lavar roupa

Acabou o martírio nos dias em que tem mesmo de lavar a roupa. Um vídeo do YouTube desvenda dez truques para que tudo se torne mais eficaz e prático. Ideal para quem tem pouco tempo. E impaciência.

UIG via Getty Images

A lida da casa pode ser um verdadeiro pesadelo para quem não gosta de perder muito tempo entre a cozinha e a máquina de lavar roupa. Mas há um vídeo no YouTube que lhe facilita a tarefa de tratar das toneladas de roupa que a família acumula dentro de casa, sobretudo para quem tem filhos ainda crianças. E algumas garantem até uma melhor economia doméstica. O vídeo está aqui em baixo. Se não tiver tempo o para ver – porque, por exemplo, tem de lavar roupa -, não se preocupe: está tudo resumido logo a seguir.

Não perder as meias

Prender um saco de tecido ao cesto onde a família costuma por a roupa suja e obrigar todos a usá-lo. No dia de colocar a roupa na máquina de lavar, basta lavar o saco junto com o resto da roupa.

Transportar o cesto da roupa

Use os brinquedos das crianças lá de casa. Cole carrinhos nas pontas do cesto: assim basta arrastá-lo de um lado para o outro, sem grande esforço. E até os miúdos vão gostar de ajudar.

Não se esquecer das tarefas que ainda precisa de fazer

O segredo está numa daquelas canetas com que costumamos escrever nos quadros brancos. Imagine, por exemplo, que tem a mania de se esquecer de por a máquina de secar a funcionar e que a encontra cheia quando a precisa de usar novamente. Escreva numa zona metálica que ainda a tem de programar: assim, sempre que passar por ela, não haverá modo de lhe passar ao lado.

Livrar-se das embalagens volumosas de detergentes

Instale doseadores nas paredes, semelhantes aos que existem para usar sabão líquido nas casas de banho públicas. Têm mais uma vantagem: fica ainda mais distante dos miúdos, evitando acidentes.

Não se atrapalhar antes de passar a ferro

Ponha dois suportes de casacos numa parede. Pode assim pendurar a tábua e tê-la sempre arrumada sem andar a tropeçar nela. Quanto à roupa, use um varão também na parede e pendure tudo em cabides. Depois, pronto, precisa mesmo de passar… não há truque para a tarefa.

Fazer a roupa seque mais depressa

Ponha uma toalha dentro da máquina nos primeiros quinze minutos do programa de secagem. Quando a tirar, a toalha já terá absorvido grande parte da humidade.

Não gastar papéis da máquina de secar (máquinas inglesas e americanas)

Use uma esfera de papel de alumínio. Basta amachucá-la e atirá-la para dentro da máquina com a roupa. E este é um truque que pode utilizar durante seis meses.

Livrar-se dos vincos na roupa depois de a pendurar

Sabe aquela esponja que gostamos de dar aos miúdos para brincarem na piscina? Encaixe-a em cada varão do estendal e ponha a roupa por cima dela.

Dobrar a roupa em segundos

Pegue num grande cartão de papel. Faça duas dobras com uma boa distância entre elas na vertical do cartão. Corte cada uma dessas dobras a meio. Estenda a t-shirt na distância entre as duas dobras. Puxe o lado esquerdo, depois o lado direito e por fim a aba que cortou. Pronto, está dobrada.

Truque para não infestar a casa com o cheiro da roupa de desporto

Ponha-a diretamente na máquina dentro de um saco de tecido.

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)