A morte de um mototaxista por um agente da polícia angolana, na província de Malange, revoltou populares da zona que causaram danos ao comando municipal da Polícia Nacional em Caculama e a uma viatura da corporação.

A reação dos populares foi condenada pela Polícia Nacional, que atribuiu o ato a militantes da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), o maior partido da oposição angolana.

Em comunicado, citado hoje pelo Jornal de Angola, a polícia explica que o incidente ocorreu no domingo, na ponte sobre o rio Mucar, cerca de 25 quilómetros da sede municipal de Caculama, quando um polícia interpelou um mototaxista, que foi atingido mortalmente por um agente da polícia, depois de desentendimentos entre ambos.

Segundo a polícia, os familiares da vítima e elementos ligados à UNITA em Caculama, ao tomarem conhecimento do sucedido, arremessaram pedras contra as instalações da polícia, tendo danificado vidros de janelas do edifício e da viatura do comando de Luquembo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As ações de retaliação, de acordo com a polícia, comandadas por um dos responsáveis daquele partido na localidade, estenderam-se até à residência de um agente da polícia de Caculama.

No seu comunicado, o comando provincial da Polícia Nacional em Malange condenou “veementemente o comportamento adotado pelo agente, já detido, como também condena o comportamento dos militantes da UNITA”.

Em conferência de imprensa, o comandante da polícia em Malange, António Bernardo, considerou oportunismo político e má-fé da direção da UNITA, ao relacionar o incidente com uma suposta intenção de eliminação de militantes daquele partido.

António Bernardo recordou que ações do género são recorrentes por parte de militantes da UNITA e populares, resultando em alguns casos na morte de agentes.

Por sua vez, o secretário provincial da UNITA em Malange, Mardanes Calunga, citado pelo diário angolano, considerou o incidente um caso de intolerância política, salientando que a retaliação foi feita por populares da zona e alguns habitantes da sede, presumivelmente militantes da organização juvenil da UNITA.

+