A cidade Pontault-Combault, nos arredores de Paris, vai ter “o primeiro gabinete de apoio aos portugueses no estrangeiro”, disse hoje à Lusa o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, na festa franco-portuguesa que junta milhares de pessoas.

“Será o primeiro gabinete de apoio aos portugueses no estrangeiro, que em Portugal designamos de gabinete de apoio ao emigrante estabelecido nas câmaras municipais”, avançou José Luis Carneiro, arescentando que o objetivo é “criar uma rede de estruturas de apoio aos portugueses no estrangeiro com recurso à disponibilidade de recursos logísticos e também de pessoal da parte das câmaras municipais”.

O governante afirmou que “este é o primeiro mas outros se seguirão, não apenas na França mas em outros países da União Europeia”, indicando que há disponibilidade das câmaras municipais de Saint-Gilles, em Bruxelas, de Manchester, de Stanford e Wrexham, na Grã-Bretanha.

A cooperação com os municípios estrangeiros vai permitir “um apoio administrativo do ponto de vista social, do ponto de vista de apoio às micro e pequenas empresas de portugueses que se encontram no estrangeiro e do ponto de vista da relação institucional com outras entidades da administração francesa, nomeadamente com tudo o que tem a ver com os serviços de proteção civil”, continuou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O primeiro gabinete de apoio vai ficar na Associação Portuguesa Cultural e Social de Pontault-Combault (APCSPC) e a câmara municipal vai “auxiliar no financiamento desta infra-estrutura”, acrescentou José Luís Carneiro, no dia em que assina o protocolo de cooperação com a autarquia e com a APCSPC.

Para o presidente da associação, Mário Castilho, trata-se de algo “extraordinário porque é o reconhecimento do trabalho que é feito em Pontault-Combault pela associação”, explicando que já se fazem “permanências sociais para a comunidade portuguesa todas as quartas-feiras” e que estas vão passar a ser diárias.

A APCSPC existe há 41 anos, tem um instituto lusófono com 170 alunos e quatro professores, um grupo de teatro e um coral, organizando a festa franco-portuguesa de Pontault-Combault, “a maior festa da comunidade portuguesa na Europa”, segundo o organizador.

O secretário de Estado indicou, por isso, que na sexta-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros deliberou um apoio financeiro de cinco mil euros para a organização da festa de Pontault-Combault “que reúne mais de 40 mil portugueses de toda a França” e avançou que “outros apoios que serão concedidos, nomeadamente para o ensino da língua portuguesa”.

Em relação ao associativismo em França, José Luís Carneiro declarou que está a ser avaliado “o conjunto dos pedidos de apoio realizados pelas associações em França que andam na casa dos 200 mil euros”, indicando que haverá uma cerimónia para a atribuição pública dos apoios”, na qual serão indicados “os critérios que passarão a presidir a atribuição dos apoios” e “o estabelecimento de um período de candidaturas”.

José Luís Carneiro louvou, ainda, o trabalho da Santa Casa da Misericórdia de Paris que “vai ver o apoio reforçado porque desenvolve um trabalho muito importante nomeadamente de visitação à população reclusa” e do Centro Cultural e Recreativo dos Portugueses de Plaisir, que visitou este sábado.

Na festa esteve Miguel Alves, presidente da câmara de Caminha, a cidade geminada com Pontault-Combault desde 1978 e que quer reforçar as parcerias económicas, culturais e turísticas com o município.

“O que estamos a tentar fazer com esta presença é juntar o interesse económico que é importante para as empresas portuguesas que podem investir em França e para as empresas francesas que podem investir em Portugal; o interesse turístico de podermos encontrar maneiras de tentar valorizar a nossa terra e, finalmente, o interesse das pessoas se juntarem”, declarou o autarca.