A pequena capela situada na margem oeste do rio Jordão foi construída para sinalizar o sítio onde São João Batista terá batizado Jesus Cristo, tendo feito o primeiro batismo da história do catolicismo. Este local sagrado foi fortemente armadilhado pelo exército israelita, em 1967, para impedir que o exército jordano e as guerrilhas palestinianas avançassem.

A iniciativa veio de uma organização de caridade britânica que trabalha em zonas armadilhadas. A Halo Trust ficou conhecida mundialmente depois de a Princesa Diana ter apoiado a sua causa em 1997 e ter andado num terreno minado em Angola. A organização tentou angariar consensos e tenta agora angariar os fundos suficientes para levar a cabo o processo.

Os israelitas usaram vários tipos de minas na zona, incluindo minas antitanque e minas antipessoais e armadilharam os portões da capela com bombas. A Halo Trust até já falou com alguns dos soldados que estiveram envolvidos no armadilhamento para tentar perceber que tipo de explosivos podem ser encontrados no local.

Para avançar com o projeto foi preciso receber o aval de oito Igrejas Cristãs: Grega, Copta, Etíope, Franciscana, Romana, Russa, Síria e Arménia. Esta iniciativa conseguiu também uma coisa que não é muito comum: reunir o apoio de israelitas e palestinianos.

A organização estima que os trabalhos comecem em 2017 e poderão durar entre um ano e meio e dois anos. Os custos da operação podem exceder os 3,5 milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR