Menos de uma em cada três crianças portuguesas até aos três anos fica em casa com os pais, segundo dados divulgados pelo Eurostat a propósito do Dia Internacional da Família, celebrado a 15 de maio, e referentes a 2014. Portugal está entre os países onde menos bebés até aos três anos ficam a cargo dos pais (27%), sendo apenas antecedido pela Holanda que regista 23%; seguem-se Dinamarca (30%) e Chipre (32%).

No outro lado da barricada, os países em que mais bebés ficam em casa são a Bulgária (73%), Letónia (70%), Hungria e Eslováquia (68%). Em 2014, registaram-se quase 15.5 milhões de crianças com menos de três anos; metade (50%) estava em casa com os pais, enquanto 28% recebia — ainda que parcialmente — cuidados formais (creches).

No que diz respeito à decisão de colocar as crianças nas creches, Portugal e Holanda (45%) figuram entre os países que mais recorrem a este serviço, seguidos de França (40%), Eslovénia e Espanha (ambos 37%) e Finlândia (34%). A encabeçar a lista está a Dinamarca (70%), Suécia (56%), Bélgica e Luxemburgo (49%).

child, mother, parent, adult, baby, girl, living room, daughter, family, lifestyle, mum, kid, looking, young, happiness, motherhood, two, people, one, enjoying, love, curiosity, cute, parenthood, casual, small, holding, togetherness, upbringing, offspring, relationship, bonding, white, shirt, long, hair, brunette, smiling, arms, playful, snugling, care, tender, window, cry, tear, comfort, console,

Halfpoint/iStock

Petição para redução do horário laboral no Parlamento

Os números em questão surgem numa altura em que se debate a redução em duas horas por dia do horário laboral de um dos pais, para que este possa acompanhar os filhos precisamente até aos três anos. Esta é, pelo menos, a proposta de uma petição que chega na terça-feira, dia 17 de maio, à Assembleia da República.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A petição, da responsabilidade da Ordem dos Médicos, foi assinada por 15.300 pessoas, segundo se lê num comunicado disponível no respetivo site, e pretende beneficiar as crianças.

A redução laboral já é consagrada no Código do Trabalho, mas apenas para efeitos de amamentação e até os bebés fazerem um ano — terminado este período, as mulheres devem provar através de um atestado médico que estão a amamentar. A Ordem dos Médicos defende que a redução de horário seja estendida até aos três anos e a um dos progenitores, “independentemente de a criança ser ou não amamentada”.

A saúde mental do bebé está diretamente implicada com o seu bem-estar e o dos progenitores”, afirma Pedro Pires, membro da direção do Colégio de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, no respetivo comunicado. “A saúde mental do bebé define-se como o bem-estar do bebé e dos pais. Implica promover todas as oportunidades para o desenvolvimento das competências e capacidades do bebé, nos seus aspetos relacionais, cognitivos e emocionais e de acordo com a idade”.

A Ordem dos Médicos lembra ainda que em julho de 2015 enviou uma carta ao Parlamento, ao Primeiro-Ministro e ao Presidente da República a pedir a extensão do direito de redução do horário laboral, também em duas horas, “para amamentação a todas as mulheres com filhos até aos três anos de idade”. A carta não obteve respostas consideradas efetivas pela Ordem dos Médicos.

Portugal em queda na natalidade

Ainda de acordo com os dados do Eurostat, entre 2000 e 2014 o número de crianças com menos de três anos a viver na União Europeia permaneceu praticamente estável, apesar de existirem discrepâncias entre os estados membros. Se a maioria deles registou mais crianças até aos três anos — com a Irlanda, +34.5%, a Suécia, +27.6% e Espanha, +21.6%, a liderarem a lista –, coube a Portugal (-20.3%) e à Roménia (-21.5%) registar a queda mais acentuada.