Esta quinta-feira arranca um dos maiores eventos musicais do país – o Rock in Rio. O festival começa em grande com o primeiro dia a receber de volta a Portugal Bruce Springsteen & The E Street Band. Há quem diga que nunca se conhece o “boss” até vê-lo em palco. Esta é uma oportunidade a não perder. Na sexta-feira, os gigantes Queen sobem ao palco principal com Adam Lambert a dar voz às palavras do lendário Freddie Mercury. Depois dos AC/DC terem vindo a Portugal com Axl Rose (uma surpresa muito positiva), o público vai quer saber como se comporta Adam Lambert a fazer a vez de uma das maiores vozes da história da música rock.

Mas nem todos os caminhos vão dar ao Rock in Rio. Elias vai apresentar o seu recém-editado álbum Talvez Queiras Ficar, na quinta-feira na Casa da Música, no Porto, e no sábado no Estúdio Time Out, em Lisboa. O concerto do Porto começa às 21h00 e o da capital às 22h, os bilhetes custam 10 euros.

Na quinta-feira o caos explosivo instala-se no Sabotage com as bandas The Black Wizzard e Asimov. Os concertos são resultado da residência artística NATURAMA, com curadoria da WH!. O caos está instalado no Cais do Sodré a partir das 22h00. A entrada custa 6€ e inclui uma bebida.

Na sexta-feira, o Cais do Sodré troca o caos pelo tropicalismo para celebrar o décimo aniversário do Musicbox. O Baile Tropicante tem início marcado para a meia-noite e promete durar pela madrugada fora. A entrada é 8€.

No mesmo dia B Fachada, ou simplesmente Fachada, ruma ao Algarve para celebrar as Sextas da Primavera. O cantor atua no espaço café concerto CPSE em Tavira, às 22h00.

O fadista Camané atua nas Festas de Matosinhos e volta a subir ao palco no sábado, no Fundão, desta vez acompanhado pelo pianista Mário Laginha. O concerto “O Fado Revisitado por Camané e Mário Laginha” acontece no Octógono do Fundão às 22h00. Os bilhetes individuais estão à venda por 12 euros, mas podem ser adquiridos por 10 euros por pessoa para famílias ou 5 euros para estudantes.

O fado tem espaço também na Póvoa do Varzim, onde Carminho vai atuar na sexta-feira. A fadista vai levar o seu novo álbum Alma ao Cine-Teatro Garrett. O espetáculo começa às 21h30.

A digressão da artista britânica Adele passa por Portugal com dois concertos no Meo Arena, em Lisboa. Os concertos de sábado e domingo esgotaram num dia.

No sábado há mais uma Festa Moderna no Musicbox desta vez com El Salvador e Ganso. Para quem não conseguiu assegurar bilhete para os concertos de Adele, esta é uma boa alternativa, já que o evento no Facebook promete que as bandas vão tocar covers da cantora britânica. O já habitual evento da editora Cuca Monga começa às 23h00 e os bilhetes custam 6 euros.

Michael Nyman regressa esta semana a Portugal, com um concerto Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, e um segundo concerto na Casa da Música, no Porto. O espetáculo de Ponta Delgada acontece no sábado e começa às 21h30. Os preços variam entre os 15 e os 20 euros. O concerto do Porto (o segundo deste mês) tem lugar um dia depois a partir das 21h00 e os bilhetes custam 30 euros.