Banif

Lesados do Banif vão processar TVI e Comissão Europeia

A Associação de Lesados do Banif vai alegar negligência por parte da estação de televisão na divulgação de uma notícia, a 13 de dezembro, que falava no fecho do banco e em perdas para depositantes.

HUGO AMARAL/OBSERVADOR

A Associação de Lesados do Banif vai processar a TVI por negligência, por causa da notícia sobre o fim do Banco Internacional do Funchal (Banif). A informação, avançada pela SIC-Notícias, terá sido confirmada na audição que decorre esta terça-feira na comissão parlamentar de inquérito ao Banif dos representados dos lesados do Banif.

Esta associação pretende ainda processar a Comissão Europeia, devido ao papel que a direção-geral de concorrência (DG Comp) teve na imposição de uma venda em resolução (recusando ofertas que envolviam ajuda de Estado) e na escolha dos compradores.

Na noite de 13 de dezembro (domingo), a TVI avançou em rodapé que estava a ser preparado o fecho do Banif e que os negócios bancários saudáveis seriam integrados na Caixa Geral de Depósitos. A informação inicial falava em perdas para os depositantes acima dos 100 mil euros e em muitos despedimentos.

A notícia foi corrigida varias vezes ainda no domingo à noite, e desmentida pelo Ministério das Finanças e pela gestão do Banif. No entanto, as autoridades públicas que têm passado pela comissão parlamentar têm apontado, sem exceção, para o impacto negativo desta notícia na liquidez do banco, que terá desencadeado uma fuga de depósitos da ordem dos mil milhões de euros.

A falta de recursos financeiros no banco obrigou o Banco de Portugal a realizar empréstimos de emergência e, no limite, acabou por conduzir a limites à obtenção de financiamento no eurosistema e à ameaça de suspensão do estado de contraparte por parte do Banco Central Europeu, situação que conduziu à resolução do banco no fim de semana seguinte.

Também o Banif, que está em situação de liquidação, confirmou já a intenção de avançar com um processo contra a TVI, estação que está a promover esta quinta-feira uma conferência sobre banca onde participam vários dos protagonistas da resolução do banco. O diretor de informação da TVI, Sérgio Figueiredo, é ouvido na quarta-feira pela comissão de inquérito.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: [email protected]
Governo

Um propósito nacional /premium

Sebastião Bugalho

A distância do governo a qualquer reforma não parece afugentar votos; antes pelo contrário. Apesar de ter a maior das simpatias pela natural aversão do Homem à mudança, temo que isso seja um problema.

Joana Marques Vidal

Eles atreveram-se /premium

Rui Ramos

O governo pôde sanear a Procuradora-Geral da República porque a oligarquia política está finalmente em sintonia e porque, acima de tudo, aprendeu a desprezar os portugueses.  

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)