O ex-presidente do Governo espanhol José Luis Rodríguez Zapatero está na Venezuela, numa visita promovida pela União de Nações Sul-americanas que pretende mediar a crise política e económica que o país está a viver e que se agravou desde sexta-feira, diz em que o presidente Nicolás Maduro decretou o “estado de exceção e de emergência”.

Zapatero está na Venezuela, de acordo com a imprensa espanhola, juntamente com o ex-Presidente da República Dominicana Leonel Fernández e Martín Torrijos, ex-Presidente do Panamá. Vão reunir-se em separado tanto com o Governo venezuelano, como com a oposição (Mesa da Unidade Democrática), mas a ideia é “abir um espaço de diálogo entre o governo e a oposição”, segundo fontes próximas de Zapatero citadas pelo El Mundo.

Os representantes internacionais fazem parte da Comissão da Verdade que foi criada em abril para apurar o que aconteceu nas manifestações anti-Governo em 2014, das quais resultaram vários presos políticos. Os mediadores deslocam-se agora ao país de Maduro, numa altura de tensão crescente. A Venezuela está pressionada por uma forte crise económica e Maduro declarou estado de exceção alegando estar sob o risco de um golpe político. A decisão foi fortemente criticada pela oposição que argumenta poderem estar em causa princípios constitucionais.

Há pouco mais de um mês, Espanha decidiu retirar de Caracas o seu embaixador, depois de insultos de Nicolás Maduro a Pérez Hernández.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR