Uma das meninas raptadas pelo Boko Haram na cidade de Chibok, no estado nigeriano de Borno, terá sido encontrada esta quarta-feira, avançou a BBC News. A notícia está a ser dada pelos ativistas que se têm dedicado à busca das meninas raptadas há dois anos por esta organização fundamentalista de raízes islâmicas.

Em abril de 2014, 276 raparigas foram raptadas de uma escola secundária do nordeste da Nigéria por este grupo terrorista. A menina chama-se Amina Ali e foi encontrada por uma equipa de vigilância na Floresta do Sambisa, muito próxima à fronteira com os Camarões. Foi um civil dessa equipa que reconheceu Amina e alertou as entidades competentes. Amina é a primeira rapariga de Chibok a ser encontrada. De acordo com Tsambido Hosea Abana, porta-voz do grupo de pais das meninas raptadas em 2014, ela foi encontrada a amamentar um bebé.

O rapto aconteceu na noite de 14 para 15 de abril de há dois anos, quando o grupo terrorista do Boko Haram atacou a Escola Secundária Governamental para Meninas de Chibok, na Nigéria. Os terroristas fizeram-se passar por guardas da escola e deram ordens às meninas que seguissem com eles, levando-as num camião para a Floresta de Sambisa, onde o Boko Haram tem campos fortificados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR