Uma bola de fogo nos céus da Grécia vista por várias testemunhas. Vídeos nas redes sociais. Mas não, nada têm a ver com o avião da Egyptair que se terá despenhado no Mediterrâneo. As imagens não têm nada a ver com o Airbus 320 desaparecido. São falsas. Porquê?

Porque estas imagens foram repescadas de um outro vídeo, também ele publicado no YouTube, que data de 22 de dezembro de 2015. Esse primeiro vídeo foi intitulado de “Bola de Fogo por cima do céu de Palm Desert”, uma cidade californiana localizada no Vale Coachella, Estados Unidos da América.

O vídeo que voltou ao YouTube esta quinta-feira, 19 de maio, não passa de uma ampliação da bola de fogo filmada há seis meses nos céus norte-americanos. Embora algumas testemunhas continuem a afirmar que viram efetivamente uma bola de fogo no céu grego, estas imagens não correspondem ao acidente. Ainda assim, as autoridades admitem ouvir os populares em busca de novas pistas sobre o acidente que está a marcar a atualidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Veja a comparação das imagens de ambos os vídeos aqui em baixo.

comparação_vídeos_220

O Airbus 320 pertencente à companhia aérea Egyptair desapareceu na madruga de quarta para esta quinta-feira enquanto sobrevoava o mar Mediterrâneo numa viagem entre Paris (França) e o Cairo (Egito). As circunstâncias do acidente, que pode ter vitimado 66 pessoas, ainda não foram esclarecidas. François Hollande, presidente francês, admite que “nenhuma hipótese foi para já excluída”: não há certezas de que o desaparecimento do avião que realizava o voo MS804 tem alguma relação com organizações terroristas.