Um fundo de emergência destinado aos países pobres vai estar operacional até ao final do ano para acelerar o desbloqueio da ajuda financeira em caso de uma epidemia como o Ébola, anunciou o Banco Mundial (BM). “Não há nenhum sistema internacional capaz de responder rapidamente a uma pandemia”, garantiu o presidente do BM, Jim Yong Kim, em Sendai, no Japão, onde decorreu uma reunião dos ministros das Finanças do G7.

Segundo Jim Yong Kim, a epidemia do vírus Ébola, que assolou três países africanos em 2014, foi um “duro despertar” para o lento desbloqueio da ajuda internacional. “Levou meses até conseguir canalizar recursos substanciais e apoio aos países, enquanto o número de vítimas continuou a aumentar”, garantiu Kim, antigo médico especialista em doenças infecciosas. A epidemia de Ébola causou mais de 11 mil mortos.

Para colmatar estas lacunas, o fundo que o BM vai criar vai permitir desbloquear através de apólices de seguros um total de 500 milhões de dólares face a epidemias como o Ébola ou a SARS (Síndrome Respiratória Agudo Severa). Estes recursos serão abertos aos 77 países mais pobres do mundo, identificados pelo BM.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR