Pelo menos 21 pessoas morreram neste sábado e dezenas ficaram feridas no Bangladesh à passagem do ciclone “Roanu” pelo litoral do país, onde as autoridades retiraram 500 mil habitantes por prevenção, informaram várias fontes. O secretário do Ministério de Gestão de Desastres do Bangladesh, Satiya Broto Saha, disse à agência Efe que 21 pessoas morreram nas últimas horas devido aos incidentes relacionados com a tempestade, como queda de árvores e muros.

O jornal local The Daily Star aponta para pelo menos uma centena de feridos, embora não identifique as fontes desta informação.

Satiya Broto Saha indicou que as administrações dos 14 distritos costeiros retiraram cerca de 500 mil pessoas que se encontravam em “zonas vulneráveis” e encaminharam-nas para refúgios, como prevenção, uma medida comum neste tipo de situações. “Neste momento não temos a contabilização dos danos materiais, embora tenhamos disponibilizado fundos económicos e comida para o caso de ser necessário”, sublinhou Satiya Broto Saha.

“Roanu” entrou pelo sul do país cerca das 12:00 locais (07:00 em Lisboa) com ventos entre os 62 e os 88 quilómetros por hora, o que o classifica como tempestade tropical, segundo a escala Saffir Simpson, adiantou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR