A coligação entre o Podemos e Esquerda Unida parece estar a dar os frutos pretendidos pelos seus líderes, Pablo Iglesias e Alberto Garzón. Numa sondagem conhecida este sábado, os dois partidos em conjunto ultrapassaram o PSOE na intenção de votos dos espanhóis, tendo à sua frente apenas o PP de Mariano Rajoy.

A coligação entre o Podemos e a Esquerda Unida alcançou 23,2% dos votos na sondagem do El País, estando apenas atrás do PP que recolhe a preferência de 29,9% dos inquiridos. Estes números são conhecidos a pouco mais de um mês das eleições em Espanha, a 26 de junho de 2016. O PSOE que está agora em terceiro lugar recolhe 20,2% dos votos e o Ciudadanos está em terceiro lugar com 15,2% das intenções de voto.

Na última sondagem realizada pelo El Pais antes da coligação ser anunciada, a 1 de maio, Podemos tinha 18,1% das intenções de voto e a Esquerda Unida reunia 6,6% dos votos, sendo o PSOE o segundo partido. Um das quedas mais acentuadas é a Ciudadanos, que chegou a ter 19,5% das intenções de voto a 13 de março e agora está nos 15,2%. O PP cresceu 0.9% face a dia 1 de março.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR