Os dois candidatos à presidência austríaca, Norbert Hofer, do Partido Liberal (FPÖ), e o ecologista Alexander Van der Bellen, ficaram empatados nas eleições deste domingo, segundo as projeções das empresas de sondagens divulgadas após o fecho das urnas.

Uma primeira projeção divulgada pela televisão pública ORF atribui 50,2% ao candidato do FPÖ, que partiu para esta votação com uma clara vantagem, depois de ter vencido a primeira volta das presidenciais (com 35% dos votos) no passado dia 24 de abril. De acordo com a ORF, Van der Bellen teria alcançado 49,8% dos votos. As previsões têm uma margem de erro de 2% e foram baseadas em 90% dos votos.

Uma nova projeção, porém, baseada em 97% dos votos, apontam para um empate de 50-50. De acordo com a France-Presse, é muito provável que os resultados finais só sejam conhecidos na segunda-feira. As urnas encerraram às 16h (hora de Lisboa).

Tal como em Portugal, o Presidente austríaco tem poderes relativamente limitados. Na Áustria, o poder executivo está nas mãos dos governos e parlamentos central e das regiões. No entanto, o Presidente pode, em determinadas circunstâncias, demitir o governo — coisa que Hofer já prometeu fazer se for eleito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR