Quando o filme “O Artista” ganhou um Óscar em 2011 deu uma lição aos grandes nomes da sétima arte: os filmes a preto e branco não estão ultrapassados e os mundos monocromáticos ainda são bem vindos num universo de luzes. Certo é que as cores e os tons que se escolhem para um filme também são parte da história. Transportam-nos para um passado em sépia ou para um futuro azul elétrico. E é por isso que, no presente, o cinema também sobrevive das paletas de cores de que é feito.

Sabendo que a história enche o imaginário, mas não que a cor contribui para ele, há uma conta de Twitter – @cinemapalettes – que andou a fazer pausa em algumas das cenas mais icónicas dos filmes clássicos do cinema para listar as cores que as compõem. Até agora, a conta da rede social do passarinho já encontrou 200 cores diferentes e o número vai continuar a subir.

Entre na conta de Twitter aqui e peça aos seus gestores que analisem as cores do seu filme favorito. Mas antes, confira se ele está entre as nossas paletas favoritas, que recolhemos numa fotogaleria com 23 imagens.