Quando o filme “O Artista” ganhou um Óscar em 2011 deu uma lição aos grandes nomes da sétima arte: os filmes a preto e branco não estão ultrapassados e os mundos monocromáticos ainda são bem vindos num universo de luzes. Certo é que as cores e os tons que se escolhem para um filme também são parte da história. Transportam-nos para um passado em sépia ou para um futuro azul elétrico. E é por isso que, no presente, o cinema também sobrevive das paletas de cores de que é feito.

Sabendo que a história enche o imaginário, mas não que a cor contribui para ele, há uma conta de Twitter – @cinemapalettes – que andou a fazer pausa em algumas das cenas mais icónicas dos filmes clássicos do cinema para listar as cores que as compõem. Até agora, a conta da rede social do passarinho já encontrou 200 cores diferentes e o número vai continuar a subir.

Entre na conta de Twitter aqui e peça aos seus gestores que analisem as cores do seu filme favorito. Mas antes, confira se ele está entre as nossas paletas favoritas, que recolhemos numa fotogaleria com 23 imagens.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR