O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) recebeu mais de 18 mil visitantes na Noite dos Museus, no sábado, quando foi festejada a compra do quadro de Domingos Sequeira (1768-1837) “A Adoração dos Magos”.

Contactada pela agência Lusa sobre o balanço de visitantes na ocasião, fonte do gabinete de comunicação do MNAA indicou que um total de 18.442 pessoas visitou o museu, entre as 18:00 e a meia-noite de sábado.

No jardim do MNAA, os nomes de todos os que contribuíram para a campanha “Vamos pôr o Sequeira no Lugar Certo” foram sendo projetados na parede do museu.

Ainda segundo a mesma fonte, o quadro “A Adoração dos Magos” vai ser retirado do átrio de entrada do museu, para restauro, e regressará quando foi reaberto o terceiro piso, que se encontra em obras de remodelação, até junho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta foi primeira campanha em Portugal de angariação de fundos para a aquisição de uma obra de arte para um museu público, e contou com a contribuição de milhares de cidadãos a título individual, instituições, empresas, fundações, escolas, juntas de freguesia e câmaras municipais.

Lançada no ano passado, a campanha “Vamos pôr o Sequeira no Lugar Certo” tinha como objetivo ajudar o museu a adquirir a obra de Domingos Sequeira, pintada em 1828, da qual o MNAA possui o desenho final e vários preparatórios.

A tela de Domingos Sequeira – considerada “insubstituível” pelo museu – faz parte da série “Palmela”, com quatro pinturas religiosas, e o MNAA possui, na sua coleção, os desenhos preparatórios de estudo de todas elas, mas não os respetivos óleos.