“A Conquista das Almas” é o título do novo volume da coleção Ephemera, feita a partir da biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira. O quarto título reúne panfletos e cartazes feitos e distribuídos durante a guerra colonial, associados sobretudo aos conflitos que opuseram o exército português e os guerrilheiros da FRELIMO, no norte de Moçambique. O livro é apresentado esta segunda feira às 18h30 na Associação 25 de Abril, em Lisboa.

ephemera

“A Conquista das Almas”, de Aniceto Afonso e Carlos de Matos Gomes (Ed: Tinta da China)

A história destes documentos é a de uma guerra também psicológica, propaganda que servia de arma para levar muitos guerrilheiros a passar para o lado português. Como se lê no livro, “os homens e as mulheres moçambicanos que passaram para o lado do ocupante fizeram a mais trágica e inglória das escolhas: na sua maioria foram presos, torturados ou executados”. E “A Conquista das Almas” assume a sua intenção: “O objetivo deste livro é não deixar que esta história caia no esquecimento”.

A autoria do livro é de Aniceto Afonso e Carlos Matos Gomes, o prefácio é assinado por José Pacheco Pereira. A apresentação será feita pelo Coronel David Martelo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR