Um jantar no Vietname que custou o equivalente a cinco euros. À mesa, o homem tantas vezes chamado de mais poderoso do mundo (o presidente dos EUA, Barack Obama) e, sentado no outro banco de plástico azul, Anthony Bourdain, o cozinheiro transformado em escritor e protagonista da série televisiva que mistura viagens e culinária. Que melhor mistura? Que refeição mais banal, certo? Talvez não.

A imagem do jantar vietnamita de Obama e Bourdain correu mundo nas últimas horas, depois do famoso chef americano ter difundido algumas imagens da refeição nas redes sociais. Segundo informação da Casa Branca, só em setembro o episódio da série de Bourdain com Obama será transmitido na televisão. Entretanto, e enquanto esperamos para saber de que se falou, a BBC encontrou algumas curiosidades sobre esta fotografia, que tem muito que se lhe diga. O Observador juntou ainda mais algumas.

Uma superestrela da televisão e o Presidente dos EUA aqui ao lado. Who cares?

Nenhum dos outros convivas no restaurante parece muito interessado nas duas superestrelas que decidiram ir à mesma tasca vietnamita que eles naquela noite. Nem parecem ligar muito à equipa de televisão que estará fora do plano da fotografia a captar o momento para o programa de tv (No Reservations, do Travel Channel) do famoso chef, que só irá para o ar em setembro. A indiferença dos clientes dentro do restaurante contrasta com a euforia da multidão que estava cá fora à espera de ambos, como demonstram outras imagens da noite. Possivelmente quem estava cá fora já tinha jantado porque, no que diz respeito a quem estava a jantar, ovelha que berra, bocado que perde (como se diz no norte — de Portugal, não do Vietname).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E, já agora, os (muiiiitos) seguranças não jantaram? E não estavam no restaurante?

US President Barack Obama (C) shakes hands with locals after eating dinner at Bun cha Huong Lien with CNN's Anthony Bourdain in Hanoi late on May 23, 2016. Obama praised "strengthening ties" between the United States and Vietnam at the start of a landmark visit on May 23, as the former wartime foes deepen trade links and share concerns over Chinese actions in disputed seas. / AFP / JIM WATSON (Photo credit should read JIM WATSON/AFP/Getty Images)

(JIM WATSON/AFP/Getty Images)

US President Barack Obama (C) waves after eating dinner at Bun cha Huong Lien with CNN's Anthony Bourdain in Hanoi late on May 23, 2016. Obama praised "strengthening ties" between the United States and Vietnam at the start of a landmark visit on May 23, as the former wartime foes deepen trade links and share concerns over Chinese actions in disputed seas. / AFP / JIM WATSON (Photo credit should read JIM WATSON/AFP/Getty Images)

(JIM WATSON/AFP/Getty Images)

Pauzinhos de Obama mostram mestria do Presidente dos EUA…

Anthony Bourdain elogiou o talento de Barack Obama com a utilização dos pauzinhos. O que sabemos é que é sinal de má educação deixar os pauzinhos em cima da mesa, um desrespeito na maior parte dos países asiáticos. Obama parece estar completamente ao corrente das normas e alinhou os seus pauzinhos de forma perfeccionista sobre a tigela de noodles. Aliás, toda a comida está simetricamente alinhada na mesa, numa simetria muito contestada nas redes sociais, sobretudo para uma tasca típica, com bancos de plásticos e refeições de seis dólares.

…mas alguém deixou cair uma embalagem

Numa outra foto da noite, vê-se que apesar dessa simetria perfeita (demasiado perfeita, pergunta a BBC?) nos pratos em cima da mesa, alguém se terá descuidado e deixado cair ao chão o que parece ser uma embalagem de pauzinhos. Ou terá sido um gesto propositado para aumentar a autenticidade da situação? Afinal, o resto do chão parece estar limpo (imaculadamente limpo).

Cerveja vietnamita é boa. Mas alguém prefere uma (muito americana) Pepsi

Na primeira foto colocada no Instagram de Anthony Bourdain, mais acima, é possível ver que quase toda a gente está a beber cerveja Hanoi, supostamente uma das cervejas mais baratas (mas boas) da galáxia, a melhor cerveja vietnamita. Mas no canto superior esquerdo vai encontrar uma cliente que preferiu pedir uma (muito americana) lata de Pepsi Cola. A rival Coca-Cola ainda não se pronunciou sobre a aparente predileção dos vietnamitas pela Pepsi (a julgar pela pequena amostra em análise).

À americana, Barack e Tony bebem da garrafa

Obama e Bourdain não destoam da escolha maioritária de bebidas na tasca — excetuando a cliente adepta da Pepsi, toda a gente bebe cerveja. Mas os dois norte-americanos presentes na fotografia preferem beber pela garrafa, o que contrasta com a opção pelos copos de vidro dos restantes. Há quem diga que sabe melhor assim.

160523-obama-vietnam-beer-jsw_b2afb7e10f219a65b3a31902bf0565ba.nbcnews-ux-2880-1000

Refeição demorou 10 minutos. Só podia estar já tudo pronto

A refeição paga pelo chef não durou mais que dez minutos. Uma velocidade supersónica em terras vietnamitas, mesmo considerando que pediram o menu típico, Bun Cha, carne de porco grelhada com noodles. Mesmo estando toda a gente à espera do jantar presidencial (ninguém acredita que foi espontâneo, pois não), dez minutos?!!!! Para encomendar, comer e pagar?! Dez minutos?! No Vietname?

Obama sem frio (mas não dispensa a Thermotebe)

O tempo em Hanoi está quente (25ºC) e, como sempre, muito húmido. Daí que Barack Obama tenha saído à rua sem casaco (e sem gravata). Mas as fotos que foram tiradas ao Presidente norte-americano quando este cumprimentava os vietnamitas no exterior do restaurante mostram que Obama não abdicou da camisola branca por baixo da camisa. Será a saudosa Thermotebe?

AP_barack_obama_vietnam_jt_160523_31x13_1600