O deserto costuma ser um lugar que atrai e fascina artistas das mais diferentes expressões, pelos seus aspetos ambientais e representativos. Com esta inspiração, o artista suíço Ugo Rondinone decidiu dedicar a sua última obra a retratar aquilo que menos se espera neste ambiente: cor. Trata-se da instalação Seven Magic Mountains, uma espécie de conjunto de setes colunas de “pedras coloridas” empilhadas, com pigmentações florescentes pouco comuns no local.

A instalação está localizada no deserto ao sul de Los Angeles e tem uma variação de altura entre 9,1 e 10,6 metros. Cada coluna possui de três a seis pedras e estão dispostas de uma maneira que parecem ora alinhadas, ora desordenadas, de acordo com a perspetiva. A obra foi produzida em parceria com a Art Production Fund e com o Nevada Museum of Art e estará no local durante dois anos.

Segundo Rondinone, a ideia do “Seven Magic Mountains” é questionar o limite entre conceitos ambivalentes. “Seven Magic Mountains é uma obra de arte de limites e cruzamentos, de exclusão e acolhimento, de maravilhas equilibradas e cores excessivas e o ar contrário entre o deserto e as luzes da cidade. Provoca continuidades e solidariedades entre o artificial e o natural, entre o humano e a natureza”, afirmou ao site Juxtapoz.

Para David B. Walker, diretor executivo do Nevada Museum of Art, a instalação sintetiza o interesse de Rondinone pela relação entre “fenómenos naturais” e arte, presentes no trabalho do artista, e abre espaço para outras obras artísticas no deserto. “Seven Magic Mountains é uma instalação escultórica internacionalmente significativa que ajuda a abrir a porta do Nevada [o estado norte-americano] para projetos de arte abertos em grande escala”, assegurou.

Veja na fotogaleria acima as imagens da instalação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR