A Juventude Socialista vai levar ao Congresso do Partido Socialista uma proposta de estabelecer um limite máximo aos salários que os gestores de uma empresa podem receber, no setor público empresarial.

A proposta apresentada pela JS prevê o fim de salários que excedam em mais de 20 vezes “o salário mais baixo pago na mesma empresa”, informa o Diário de Notícias. A proposta foi apresentada um dia depois de a Deco ter divulgado um estudo sobre a desproporção entre os rendimentos dos gestores e os dos trabalhadores, tanto em empresas privadas como em empresas do Estado.

O secretário-geral da Juventude Socialista, João Torres, afirmou que a JS pretende que a medida seja vinculativa para empresas públicas, mas que a “curto prazo sejam instituídas penalizações na contribuição para a Segurança Social” nas empresas privadas que não respeitem a proposta. João Torres pretende assim que sejam extintas disparidades que às vezes levam a que os gestores de empresas recebam até 100 vezes mais do que outros trabalhadores da empresa.

A proposta da Juventude Socialista deve ser debatida no Congresso do PS, marcado para os dias 3, 4 e 5 de junho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR