Dark Mode 150kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Stephen Curry: poderá o base reinventar o jogo?

Stephen Curry, o base dos Golden State Warriors que se tornou o primeiro jogador a receber o prémio de MVP de forma unânime, poderá estar a contribuir para a mudança do jogo de basquetebol da NBA.

i

Stephen Curry tem atualmente 28 anos de idade.

Getty Images

Stephen Curry tem atualmente 28 anos de idade.

Getty Images

Stephen Curry, o base dos Golden State Warriors que se tornou o primeiro jogador a receber o prémio de MVP de forma unânime, poderá estar a contribuir para a mudança do jogo de basquetebol da NBA.

O atleta dos Golden State Warriors tem feito uma época brilhante e levou a sua equipa até aos Playoffs – onde defrontam os Oklahoma City Thunder, de Westbrook e Durant, na final de Conferência Este – tudo por causa da sua extraordinária capacidade de colocar cestos da linha de três pontos.

Após ter batido o recorde de maior número de triplos na época regular, com 402 cestos concretizados, tornou-se o único jogador na história a ganhar o prémio de MVP (prémio para o melhor jogador da época regular, composta por 82 jogos) de forma unânime entre os vários membros do júri.

Stephen Curry tem uma média de 44,4% de lançamentos de três pontos na sua carreira o que tem levado a imprensa americana a considerar que estamos perante um atleta que pode alterar a forma como se joga na NBA, como contam o Washington Post e o New York Times.

Esta não é a primeira vez que a NBA tem um jogador que se destaca tanto dos “comuns mortais”. Jogadores como Michael Jordan ou Wilt Chamberlain elevaram o desporto a um novo nível.

Tal é o sucesso de Curry, e a sua aparente facilidade em colocar bolas a sete metros de distância do cesto, que alguns ex-jogadores como Larry Bird ou Reggie Miller defendem a possibilidade de existir um lançamento de quatro pontos. O que mais impressiona em Curry é a forma como ele lança de forma rápida e certeira, tornando fácil o difícil.

Para Steve Kerr, treinador dos Golden State, o truque para o sucesso não está no aspeto físico mas sim na forma como cérebro interage com o resto do corpo. Curry faz um treino “neuromuscular”, com exercícios específicos para estimular o cérebro, como este em que lança uma bola de ténis ao ar com uma mão enquanto dribla com a outra.

O lançamento dos três pontos chegou à NBA em 1979, mudando de forma radical a forma de jogar basquetebol. Hoje em dia este tipo de lançamento já está intrínseco no tipo de jogo, como demonstram os números: a média de lançamentos de três pontos por jogo é de 23,7%.

Será o caso Curry algo temporal e passageiro, ou o base dos Golden State Warriors está a mudar a forma de jogar basquetebol? É uma questão de esperar par ver. Até lá, vamos acompanhando as finais do Playoff da NBA.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.