primavera_norte (1)

Depois da inauguração na galeria Underdogs, em Lisboa, Maria Imaginário mostra, a partir de sábado, “A Mind of its Own” no Museu Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante. As pinturas da artista visual e ilustradora — cada uma com a sua personagem — mostram-se ao público a partir de sábado e ali ficam até ao dia 10 de julho.

A voz rouca e a aura sombria de Mark Lanegan tomam conta do Theatro Circo, em Braga, no domingo. O músico norte-americano regressa a Portugal para um “concerto intimista” que vai incluir músicas dos vários álbuns a solo que vem lançando nos seus mais de 25 anos de carreira. Não deverá tocar nenhuma de Velvet Underground, como fez há um mês ao lado do histórico John Cale, mas tudo se perdoa ao autor de “One Hundred Days”. Para mais sugestões de concertos de norte a sul, é só seguir este link.

mariaimaginario_63_770x433_acf_cropped-1

Maria Imaginário mostra as suas personagens ora amargas, ora doces, em Amarante, com o apoio da galeria Underdogs. © Divulgação

O FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica está de volta ao Porto, com o tema centrado na cenografia. As saudades que duram há um ano terminam sábado, às 21h30, no Teatro Rivoli, com o coletivo “Encyclopédie de la Parole”. Para a sessão de abertura trazem “Suite nº2”, feito de palavras dirigidas por Joris Lacoste e harmonizadss pela música de Pierre-Yves Macé. Os biletes custam 10 euros. O melhor é espreitar o programa completo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Stox Club já está aberto desde o dia 14 de abril, mas a inauguração acontece esta quarta-feira. Neste bar situado em frente à Torre dos Clérigos há ecrãs espalhados pela pista de dança, com os preços das bebidas. A diferença é que os preços vão subindo e descendo ao longo da noite, como se de uma bolsa de valores se tratasse. Quando o preço está em baixo, o melhor é correr para o bar mais próximo. E até pode comprar senhas para usar mais tarde (ou, quem sabe, vender aos amigos que chegarem tarde). Esta Wall Street do álcool está aberta às quintas, sextas, sábados e vésperas de feriado das 23h às 04h. A entrada tem um consumo mínimo de cinco euros.

As crianças não podem entrar neste bar, mas porque quereriam fazê-lo quando têm à sua espera cinco dias de festa no Palácio de Cristal? A partir deste sábado e até à próxima quarta-feira, 1 de junho, a Festa da Criança oferece-lhes música, desporto, dança, jogos tradicionais, passeios de caiaque, circuito de karting a pedais, batismos motard, espetáculos de circo, ateliês de cozinha, oficinas de rádio, workshops de ciência, visitas guiadas, insufláveis, mercados urbanos e muitas outras surpresas, promete a Porto Lazer, que é quem está a organizar. O acesso é gratuito.

primavera_centro (1)

Em setembro, o encenador e diretor artístico Tiago Rodrigues fez a rentrée cultural do Teatro Nacional D. Maria II com três tragédias gregas que ee próprio reescreveu, a partir da leitura de Eurípedes, Sófocles e Ésquilo. Os três espetáculos — “Ifigénia”, “Agamémnon” e “Electra” — mostram-se agora no Teatro Viriato, em Viseu, entre quinta-feira e sábado.

Em périplo pelo país desde o dia 30 de março, a Festa do Cinema Italiano chega a Aveiro esta quinta, sexta e sábado. Ao todo há sete filmes para ver, entre os quais “Suburra” (sexta-feira, às 21h30), passado numa Roma corrupta num clima policial violento e pessimista. O filme é realizado por Stefano Sollima, que nos deu recentemente a magnífica série “Gomorra”.

Uma vez por ano, as ruas e as casas das Caldas da Rainha transformam-se em galerias e palcos, acessíveis a todos os caldenses e visitantes. E aí está ele, o Caldas Late Night, para a sua 20.ª edição. São três dias de eventos, entre quinta-feira e sábado, entre os quais a exposição “Manas das Caldas”, da autoria de um coletivo que pretende representar a comunidade artística feminina. Da ilustração à pintura, passando pela fotografia e vídeo, performances e escultura, há muito que ver.

primavera_sul (1)

“Tenho uma grande paixão pelo Eça de Queirós. Quando leio os livros, às vezes, começo logo a imaginar os quadros”. As palavras são da pintora Paula Rego, que esteve esta quarta-feira na Casa das Histórias, em Cascais, para inaugurar a exposição “Old Meets New“, feita desses quadros que imaginou ao ler o autor de Os Maias. O mundo da pintura e da escrita de dois dos maiores nomes da cultura portuguesa pode ser visto até 30 de outubro, de terça-feira a domingo. A entrada no museu é gratuita.

Um dos eventos favoritos dos lisboetas começa esta quinta-feira. A 86.ª Feira do Livro celebra a literatura, numa festa que é feita de livros (123 editores e alfarrabistas, é obra), escritores e leitores, mas também de farturas, algodão doce e atividades para crianças. Entre os muitos lançamentos e sessões de autógrafos, destaque, por exemplo, para José Eduardo Agualusa, que vai assinar livros e conversar com os leitores na quinta-feira, sábado e domingo, às 16h00. Depois do sucesso do ano anterior, as crianças vão poder voltar a “Acampar com Histórias – Noites Happy Readers“. Em oito noites, grupos de 20 crianças entre os 8 e os 10 anos vão poder dormir na Estufa-fria e passar uma noite rodeados de contadores de histórias, autores e ilustradores. As primeiras aventuras estão marcadas para sexta-feira e sábado, participar custa 10 euros (dedutíveis em livros) e é necessária inscrição prévia. Para as famílias, no domingo às 11h30 há um momento de “Yoga Mágico“. A agenda por dias está toda online.

Ei-la, a feira “importantíssima” para a arte contemporânea portuguesa. A ARCOlisboa inaugura na quinta-feira e, durante quatro dias, concentra na Cordoaria Nacional 45 galerias de arte. Muitas delas são portuguesas e a palavra de ordem é divulgar os artistas. E vender obras, claro, já que se trata de uma montra privilegiada para o efeito. A organização vai trazer cerca de 100 convidados, entre colecionadores de 27 países, diretores de instituições, comissários e outros profissionais internacionais do mundo da arte. O público pode aproveitar para ver arte contemporânea e, quem sabe, levar alguma peça para casa.

Lisboa tem uma nova galeria de fotografia, exclusivamente dedicada à cidade. Chama-se Lisbon Gallery, é um sonho de Jean-François David e aposta em “imagens de grande qualidade a preços acessíveis”, garantem. O primeiro momento arranca acontece este sábado, no Lusitano Clube, em Alfama, com uma exposição que tem a relação entre Lisboa e o Tejo como tema e imagens dos fotógrafos Nuno Perestrelo e Manuel M. Pinturache.

Manuel Pinturache

Manuel M. Pinturache

Há 10 anos que Inês Meneses faz o programa “Fala com Ela” na Rádio Radar. Para celebrar a data redonda, vai dançar na discoteca Lux, em Lisboa, e estamos todos convidados (mesmo quem nunca ouviu o programa — se é o caso, há que corrigir essa falha com urgência). O evento chama-se “Dança com Ela” e acontece no domingo, às 18h00. O acesso é livre e pede-se dress code preto e branco.

Há dois anos, o Alkantara Festival esteve em risco de não se realizar. As boas notícias são que o festival bienal de artes performativas está de volta esta quarta-feira, com 25 espetáculos para apresentar em Lisboa até 11 de junho. No domingo, por exemplo, o Teatro São Luiz recebe “Archive”, de Arkadi Zaides, um solo que espelha o longo conflito dos colonatos israelitas e que questiona a forma como um artista israelita se posiciona face a este conflito. Há ainda uma programação paralela, “Ponto de Encontro”, na Sala Mário Viegas, de entrada livre, com uma série de concertos, apresentações públicas, dj sets, lançamentos e conferências.

O Dia da Criança é só a 1 de junho. Mas no Jardim do Torel, em Lisboa, as celebrações começam já este domingo, com várias atividades pensadas para a pequenada se divertir entre as 11h00 e as 18h00. A junta de freguesia de Santo António promete insufláveis, laser tag, slide, zarabatana, tiro ao alvo, escalada, pinturas faciais e muitas mais surpresas. Animem-se, pais: todas as atividades são gratuitas.

O Festival de Música de Setúbal está aí, com a música clássica a ter quatro dias para ser escutada. Os músicos convidados incluem a Sinfonieta de Lisboa, com o maestro Vasco Pearce de Azevedo, o pianista brasileiro Marcelo Bratke, a violoncelista Irene Lima e o saxofonista Pedro Corte-Real (vencedor do Prémio Jovens Músicos 2015). Entre quinta-feira e domingo há também exposições, workshops, instalações sonoras interativas e a apresentação de novos instrumentos musicais para aproveitar. O acesso é livre e o programa completo pode ser consultado aqui.

Atenção, Algarve. No Museu Municipal de Tavira está “Palácio de Espanto“, a primeira de um ciclo de três exposições coletivas que partilham um mesmo tema, uma mesma estrutura e um mesmo objetivo. Partindo de uma seleção de peças da Coleção da Caixa Geral de Depósitos, estas exposições propõem-se acolher ainda obras inéditas de artistas convidados e artefactos provenientes dos espólios de cultura material das respetivas regiões anfitriãs. As obras podem ser vistas até ao dia 1 de outubro, de terça-feira a sábado entre as 09h00 e as 16h30. A entrada custa dois euros.