Não há dúvida de que o universo da beleza é muito mais do que uma vaidade. No dia-a-dia, pode ser uma arma — por vezes basta um batom cor-de-rosa para levantar a moral num dia cinzento e chuvoso. Já se o pensarmos enquanto arte, é fácil perceber que grande parte das personagens históricas do cinema que habitam a nossa memória foram criadas graças a grandes artistas da maquilhagem e do cabelo.

Neste segundo plano encontra-se a conta de Instagram de Annelies Maria Francine, uma jovem belga de 17 anos apaixonada por cinema que, com dotes incríveis de maquilhagem e cabelos, se transforma em qualquer personagem de Hollywood (e não só).

https://www.instagram.com/p/BE_sFA9G3AB/

Sempre gostei de usar a maquilhagem e o cabelo para me transformar noutras pessoas e personagens de filmes”, diz Francine à revista Marie Claire. “Há um ano, fiz um corte pixie no cabelo e as pessoas começaram a dizer-me que fiquei parecida com a Audrey Hepburn. Não estava muito familiarizada com nada que dissesse respeito à velha Hollywood mas, quando a fui pesquisar, fiquei apaixonada com a elegância do glamour antigo.”

https://www.instagram.com/p/BEtGcAhG3GH/

De Scarlett O’Hara à célebre “Rapariga com brinco de pérola” da pintura de Vermeer, por enquanto só nos podemos inspirar pelas fotografias de Francine no Instagram mas a jovem planeia criar um canal no YouTube para poder ensinar a recriar visuais icónicos. Na fotogaleria, em cima, pode ver algumas das suas obras-primas.