Primeiro foi o Japão, depois a França e a seguir o México. Agora, venha a Itália. O início deste texto podia ser uma referência ao percurso da seleção portuguesa numa qualquer competição internacional mas não, trata-se do histórico dos duelos gastronómicos do Bastardo, o restaurante do Internacional Design Hotel.

O conceito é interessante: convida-se o chef de um restaurante especializado na cozinha de determinado país para pôr os seus dotes à prova num duelo com o português Luis Rodrigues, o anfitrião da casa e alguém que conhece e domina bem o receituário nacional — basta dizer que cresceu entre tachos no restaurante dos pais, o clássico Tasquinha do Lagarto — na sua vertente mais tradicional ou com os toques de contemporaneidade que o hotel oblige.

LUISRODRIGUES

Luís Rodrigues é quem defende as cores nacionais nos duelos gastronómicos do Bastardo. O barrete é só acessório. (foto: © Jorge Simão)

Em cada duelo são servidos oito pratos distribuídos por quatro rounds: entrada, peixe, carne e sobremesa, cada um. Ou seja, cada chef põe frente a frente quatro pratos. No final, não se elege propriamente um vencedor — todos ganham, principalmente quem participa, à mesa, nesta experiência e pode provar algumas criações inéditas dos chefs participantes. Assim, depois de participado no desafio Paulo Almeida (Midori), Sebastian Fritye (Ipsylon) e Karla Rendon (Pistola y Corazón) chegou a vez da italiana Chiara Ferro, do Osteria, dar bom uso ao seu rolo da massa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por bom uso não se entenda provocar um KO técnico ao adversário, mas sim conseguir convencer o público que não a conhece (e se não conhece bem devia) da valia da cozinha que exerce diariamente na pequena tasca italiana da Madragoa. O menu já está definido por ambas as partes. A saber:

1ºRound
Sopa fria de cereja e queijo da Ilha (Portugal)
VS
Baccalà mantecato con polenta (Itália)

2ºRound
Escabeche de lampreia, noz moscada, broa e agrião (Portugal)
VS
Risotto di mirtilli
(Itália)

3ºRound
Leitão, aipo, pimentão e maçã verde (Portugal)
VS
Polpette di tonno (Itália)

4ºRound
Chocolate, laranja, gelado de uísque (Portugal)
VS
Bonet (Itália)

No final do jantar será servido licor Orangea, que o Observador deu a conhecer neste artigo. Tendo em conta o evento em questão, dificilmente se arranjaria bebida mais apropriada: trata-se de uma espécie de limoncello feito com laranjas do Algarve. Um larancello, no fundo. Não se brindará ao vencedor e o vencido não beberá para esquecer. Mas isso é só porque não há vencedores nem vencidos. Todos comem, todos bebem.

O quê? Duelo gastronómico Portugal (Luís Rodrigues) VS Itália (Chiara Ferro)
Onde? Restaurante Bastardo, no Internacional Design Hotel: Rua da Betesga, 3 (Rossio), Lisboa
Quando? Dias 1 e 2 de junho, às 19h30
Quanto? 35€ por pessoa
Reservas? 21 324 0993 / info@restaurantebastardo.com