A UNICEF vai intensificar o apoio à resposta das autoridades e da sociedade civil na Grécia. A decisão foi divulgada em comunicado e surge numa altura em que o fluxo de refugiados que entram na Europa continua a crescer. Nana Mouskouri, cantora e Embaixadora de Boa Vontade da UNICEF, e Marie-Pierre Poirier, Coordenadora Especial da UNICEF para a Crise de Refugiados e Migrantes na Europa, visitaram recentemente a Grécia para perceber os desafios que os migrantes enfrentam.

Tanto Nana Mouskouri como Marie-Pierre Poirier reconhecem que é preciso dar mais apoio aos migrantes, particularmente às crianças, que são um grupo de risco e muitas vezes não vêm acompanhadas. Ainda assim, ressalvam o bom trabalho feito pelo governo grego, pelas autoridades e pela sociedade civil do país que, apesar de enfrentar uma grave crise económica, tem feito grandes esforços para apoiar os migrantes que entram no país.

Entre eles vêm milhares de crianças não acompanhadas. Atualmente, estima-se que 2.000 crianças migrantes e refugiadas que se encontram na Grécia estão sozinhas. A prioridade da UNICEF é proteger as crianças mais vulneráveis. A organização apoia atualmente uma unidade móvel de proteção infantil do Porto de Pireu, gerida em colaboração com a associação grega Solidarity Now e um centro de acolhimento de dia para mulheres e crianças refugiadas e migrantes, em parceria com a ONG local Faros.

A Grécia é um dos principais pontos de entrada na Europa. Desde janeiro de 2015, já passaram pelo país mais de um milhão de refugiados e migrantes que atravessaram o mar desde a Turquia. As implementações de restrições nas fronteiras dos Balcãs e o acordo entre a UE e a Turquia aumentaram o número de pessoas retidas no país. Atualmente são pelo menos 54.000 pessoas retidas.

Este apoio é, por isso, essencial, já que é preciso providenciar abrigos seguros e serviços de saúde a cada vez mais pessoas. Há também cada vez mais crianças sem acesso à educação. A UNICEF pretende agir em conjunto com as organizações locais para prestar apoio a estas pessoas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR