O selecionador português de futebol afirmou esta quarta-feira que a Inglaterra é “uma das equipas mais fortes do mundo” e frisou que, se Portugal quiser vencer o Euro 2016, terá de ultrapassar adversários do calibre dos ingleses.

“A Inglaterra é, seguramente, uma das equipas mais fortes do mundo e não apenas destas três que vamos defrontar antes do Euro. É uma equipa de grande qualidade, em termos coletivos e individuais, com um grande treinador”, começou por dizer Fernando Santos, em conferência de imprensa.

O técnico, que fazia a antevisão do particular de quinta-feira, espera um “confronto muito forte” no Estádio de Wembley, em Londres, e apontou a Inglaterra “como um forte candidato a vencer o Euro”.

“Vamos fazer com que seja um excelente jogo para nos continuarmos a preparar o melhor possível e estarmos no ‘top’ em França. Espero duas equipas a lutarem para vencer”, referiu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De resto, Fernando Santos salientou que a competitividade e estatuto da seleção inglesa serão importantes para projetar Portugal para outro nível, sobretudo levando em consideração que a seleção nacional se assume como uma das candidatas ao triunfo final.

“Esta equipa inglesa joga em 4x3x3 ou em 4x4x2 losango e aproxima-se de algumas equipas que vamos encontrar na fase de grupos. Em termos de competitividade, a equipa inglesa também nos projeta. Se queremos ganhar o Euro, teremos de defrontar equipas desta valia em França”, vincou.

Por outro lado, o técnico, que só não pode contar com Cristiano Ronaldo e Pepe, revelou que esta partida não servirá para tirar quaisquer dúvidas quanto a um ‘onze’ base, uma vez que, considerou, conta “em absoluto com os 23 jogadores”.

“Vou tranquilo para os jogos, porque sei que eles vão dar o seu melhor. Estes jogos foram planeados para afinarmos a máquina. Não é um teste. Quero ver a resposta ao que tem sido feito nos treinos e ver como a equipa está a evoluir”, disse.

Fernando Santos mostrou-se ainda satisfeito com as palavras de José Mourinho, que na terça-feira elogiou a ambição do selecionador luso e colocou Portugal entre os cinco principais candidatos a conquistar o Euro 2016.

“É um treinador extremamente ambicioso e sabe o valor da equipa portuguesa. As palavras dele caíram bem. É o que esperávamos dele. Mourinho é um campeão”, comentou.

Portugal defronta a Inglaterra na quinta-feira, no Estádio de Wembley, em Londres, no segundo teste para o Europeu, depois de ter vencido a Noruega, por 3-0, no Estádio do Dragão, no Porto.

O técnico português vai dispor de 21 dos 23 atletas convocados para a fase final, faltando apenas Cristiano Ronaldo e Pepe, que só se juntarão à comitiva lusa no domingo, depois de terem terminado a época no Real Madrid, no final da semana passada.

Ainda antes de viajar para França, Portugal defronta a Estónia, a 08 de junho, no Estádio da Luz.

No Euro 2016, a seleção nacional vai disputar o Grupo F com Islândia, Áustria e Hungria.