Um tiroteio na UCLA, uma reconhecida universidade em Los Angeles, na Califórnia, resultou na morte de duas pessoasuma vítima e o homicida, que de seguida cometeu suicídio. O chefe da polícia de Los Angeles (LAPD), Charlie Beck, confirmou ainda que as duas vítimas são do género masculino e disse que “o campus já está seguro”.

Ainda não são conhecidas as identidades do suspeito e da vítima. Assim, não é possível dizer se são alunos, professores ou outros empregados daquela universidade que conta com cerca de 43 mil alunos e que está atualmente em fase de exames.

O tiroteio aconteceu às 10h00 locais (18h00 de Lisboa) e tomou lugar no edifício de Engenharia IV daquela universidade.

O chefe da LAPD adiantou ainda que não há “provas de ainda haver suspeitos em fuga” e que os alunos que até agora estiveram retidos na universidade por motivos de segurança vão ser libertados aos poucos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O tiroteio ocorreu por volta das 10h00 locais (18h00 de Lisboa) e tomou lugar no edifício de Engenharia IV.

O aparato policial no local é bastante considerável. Estão presentes a polícia do campus da UCLA, a polícia de Los Angeles e o FBI. Também há carros dos bombeiros.

Imagens televisivas em direto demonstram que a polícia está a evacuar alguns dos edifícios, de onde é pedido que os alunos saiam um por um, de mãos levantadas. Quando saem, são revistados por um agente da autoridade.

screenshotktla5

Imagens do aparato policial no local (KTLA 5)

De acordo com o jornal daquela universidade, o Daily Bruin, o suspeito era um homem branco com calças e um casaco pretos. Uma testemunha no local, um trabalhador da construção civil que se encontrava a trabalhar no edifício do tiroteio, referiu à televisão KTLA 5 que o suspeito estava vestido com um colete à prova de balas.

https://twitter.com/dailybruin/status/738059484652666881

https://twitter.com/dailybruin/status/738057537799348224

Escondidos, alunos metem fotografias e vídeos nas redes sociais

Neste momento, o campus da UCLA ainda está em lockdown — situação que estará prestes a alterar-se, segundo avançou o chefe da LAPD. Por lockdown, entenda-se, a universidade o plano de emergência que impede a entrada a qualquer pessoa estranha no campus e durante o qual quem está dentro dos edifícios da universidade toma medidas de precaução. Segundo o UCLA Newsroom, “estão a pedir às pessoas para se abrigarem onde estiverem”.

Uma estudante nigeriana da UCLA, Rolake Omoya, colocou uma fotografia no Twitter, à qual juntou a seguinte legenda: “Apesar de as nossas portas não se trancarem propriamente, a polícia disse-nos que temos de ficar aqui”. E também disse que neste momento está “presa a 15 metros de onde os primeiros tiros foram disparados aqui na UCLA”.

O Twitter da Russia Today mostra um vídeo de alunos fechados dentro de uma sala.

Noutra fotografia, disponibilizada pelo Daily Bruin, jornal da UCLA, aparecem alunos sentados no chão de uma cantina, todos sentados e a olhar para computadores ou telemóveis.