O mote foi dado na noite quente desta quarta-feira, com a atuação da DJ Sininho. Até 10 de setembro, o programa de verão da Casa da Música tem 109 concertos na agenda, mais de metade deles de entrada gratuita. Kamasi Washington, Damien Rice, a estreia de Sérgio Godinho com a Orquestra Jazz de Matosinhos e a Orquestra Sinfónica Portuguesa conduzida pela maestrina Joana Carneiro são alguns dos destaques.

Eram 110 espetáculos, do jazz à música clássica, passando pelo pop rock e pela eletrónica, mas o espetáculo “Romani 2.0”, previsto para o dia 18 de junho, na Praça Guilhermina Suggia, em Matosinhos, teve de ser cancelado por motivos de saúde de um familiar de um dos artistas. De resto, para que tudo corra bem, só “é preciso que o São Pedro cumpra o contrato”, disse António Jorge Pacheco, diretor artístico da Casa da Música, na apresentação do programa. A julgar pelo bom tempo deste primeiro dia, São Pedro parece querer colaborar. DJ Sininho foi a anfitriã da primeira noite do “Verão na Casa” e simultaneamente da inauguração do Café Casa da Música, um espaço renovado com gestão interna, nova carta e uma esplanada que vai ser palco de alguns concertos.

Há duas novidades para a edição de 2016. A primeira é que, este ano, o espaço cultural não encerra e vai oferecer concertos ao público na esplanada, quase sempre de quinta-feira a sábado. O primeiro, logo no dia 2 de agosto, é protagonizado pelo pianista Artur Pizarro, que vai interpretar obras de Chopin, Robert Schumann, Johannes Brahms e Kreisler / Rachmaninoff. A entrada custa 15 euros. Agosto terá também, por exemplo, a música de Filho da Mãe, Los Waves e Orquestra XXI, estes com entrada gratuita.

Música: Concerto de Sérgio Godinho

Sérgio Godinho vai atuar com a Orquestra Jazz de Matosinhos a 19 de junho. © José Coelho / Lusa

A segunda novidade é que a programação vai estender-se a Gaia, Régua, Espinho, Guimarães, Póvoa de Varzim e Matosinhos. O nome desta última cidade está presente neste espetáculo, mas tudo vai acontecer na Sala Suggia da Casa da Música. A 19 de junho, a Orquestra Jazz de Matosinhos e Sérgio Godinho vão estrear um espetáculo juntos. Canções como “Com um brilhozinho nos olhos”, “Liberdade”, “Maré Alta” ou “Arranja-me um emprego” vão apresentar-se com novos arranjos para Big Band. Assistir à mudança custará 12 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Inspirada pelos amores de verão, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música apresenta “Serenatas”, esta sexta-feira, 3 de junho, na Sala Suggia. Os músicos, dirigidos por Leopold Hager, vão interpretar “Serenata n.º 1” de Joahnnes Brahms e “Serenata n.º9” de Mozart. A entrada custa 19 euros. Três meses depois, a 10 de setembro, a Orquestra apresenta-se na Avenida dos Aliados para o tradicional momento que marca a rentrée cultural, inserida na série “Concertos na Avenida”. Estes são de entrada livre.

A 25 de junho, a maestrina Joana Carneiro dirige a Orquestra Sinfónica Portuguesa, que se vai apresentar na Sala Suggia com Artur Pizarro. O pianista português vai estar no centro da interpretação do Concerto para piano em Sol maior de Ravel. Bilhetes a 15 euros.

kamasi washington

O concerto de Kamasi Washington é imperdível. © Divulgação

No jazz, saltam à vista os concertos do saxofonista Kamasi Washington (6 de junho, bilhetes entre 30 e 35 euros) e de Branford Marsalis com Kurt Elling, cantor já premiado com um Grammy (24 de julho, 25 euros). Nos nomes internacionais, destaque ainda para o regresso de Damien Rice à Invicta, com um espetáculo a 12 de julho (40 euros). Os três espetáculos acontecem na Sala Suggia.

Os músicos portugueses dominam a programação. “Somos a instituição que mais apoia e divulga músicos portugueses. E é merecido, não é por quotas”, sublinhou António Jorge Pacheco, ao lado dos dois mecenas que financiam o “Verão na Casa”, a UNICER e o BPI. O diretor artístico não quis revelar qual o orçamento para este ano, embora tenha dito que “é mais ou menos igual ao do ano passado”. O programa completo de concertos pode ser consultado na página da Casa da Música.