Dezenas de crianças a trepar um penhasco com 800 metros de altitude para poderem ir à escola chocaram a China e depois o mundo inteiro.

Na vila de Atuler, na província Sichuan, os estudantes entre os seis e os quinze anos têm de subir e descer esta montanha duas vezes por mês para terem aulas. De acordo com o chefe da comunidade, localizada no sopé do penhasco, não há condições na vila para erguer um outro estabelecimento. Mas as autoridades chinesas já prometeram arranjar uma solução. As imagens tornaram-se virais nos últimos dias e pode vê-las aqui. Em baixo, está um vídeo preparado pelo The Guardian.

Este não é, no entanto, o único percurso perigoso que crianças em todo o mundo têm de fazer para chegar à escola. Além do penhasco, há quem atravesse por cima de desfiladeiros, quem use pontes desfeitas ou atravesse rios em alguidares de plástico.

Em Los Pinos, na Columbia, os autocarros escolares deram lugar a doze tirolesas de aço. São a única forma de atravessar o desfiladeiro com 400 metros de altitude – a uma velocidade de 65 km/h – por cima do rio Negro. As crianças mais leves têm de levar um saco com elas, para controlar a velocidade a que andam. Veja o vídeo, se não tiver problemas com as alturas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É também por cima da água que se faz a rotina dos estudantes de algumas crianças na Indonésia. Para chegarem a tempo à escola, estes estudantes têm de se pendurar no que resta de uma ponte que colapsou à conta das cheias. A ponte continua suspensa, mas está completamente desfeita. Sempre que as cheias assolam a região, os estudantes têm de enfrentar as correntes em cima destes fios.

https://www.youtube.com/watch?v=XdmuOuAZGvY

Outro caso viral na Internet é o das crianças que moram nas margens do rio Titicaca, no Perú. A escola que frequentam está a duas horas de distância, não de carro nem a pé, mas sim dentro de alguidares da roupa margem a margem. Os mais novos entram para dentro da bacia e remam até ao lado contrário do lago dentro do “barco de plástico” improvisado e com as mochilas às costas. A travessia pode ser vista aqui.