O Museu do Louvre, em Paris, vai fechar portas esta sexta-feira para evacuar todas as obras em reserva, anunciou esta quinta-feira a direção em comunicado. Os trabalhadores do Louvre, habituados aos exercícios de evacuação, terão de mudar cerca de 250 mil peças, que estão guardadas nos vários andares subterrâneos do museu, para os pisos superiores.

De acordo com o jornal Libération, Museu d’Orsay, também em Paris, anunciou que irá fechar, excecionalmente, às 18h. Habitualmente, o museu funciona durante a noite à sexta-feira.

O presidente francês, François Hollande, anunciou esta quinta-feira que o estado de catástrofe natural seria decretado na próxima reunião de Conselho de Ministros, na quarta-feira, depois da queda de chuva forte ter causado várias inundações no nordeste de França. De acordo com o presidente, citado pelo Le Figaro, a medida irá abranger “as áreas mais afetadas”, como Seine-et-Marne e Loiret, onde os rios Sena e Loire galgaram as margens.

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, já tinha anunciado que seria estabelecido “um fundo especial de apoio” para as comunidades mais afetadas pelas cheias. Valls prometeu ainda que seriam rapidamente levados a cabos os procedimentos necessários no caso de desastres naturais. Valérie Pécresse, presidente do conselho regional da Ile-de-France, anunciou também esta quinta-feira que iria propor a criação de um fundo de emergência de um milhão de euros para ser utilizado pelos municípios mais afetados.

As cheias em França, causadas por vários dias de chuva constante, provocaram a morte de, pelo menos, uma pessoa e levaram à evacuação de várias casas no nordeste de França. As inundações já foram consideradas as piores do último século.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR