Durante a sua viagem a Paris, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, Marcelo Rebelo de Sousa vai condecorar nove personalidades que têm desempenhado um papel importante junto da comunidade lusa — cinco emigrantes portugueses, uma lusodescendente e três franceses.

Margarida de Santos Sousa, Manuela Gonçalves, José Gonçalves e Natália Teixeira Syed serão condecorados com o grau de Dama ou de Cavaleiro da Ordem da Liberdade por terem ajudado a socorrer as vítimas do atentado no Bataclan. Na noite de 13 de novembro de 2015, estes três portugueses e a lusodescendente abriram as portas das suas casa para acolher aqueles que tentavam escapar ao ataque terrorista.

Na lista das personalidades que serão condecoradas durante a viagem do Presidente à capital francesa, entre os dias 10 e 12 de junho, está também Gérald Bloncourt, fotógrafo que retratou bairros de lata portugueses em França nos anos 60 e 70. Bloncourt será agraciado com a Ordem de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Joaquim Silva e Sousa, Provedor da Santa Casa da Misericórida de Paris, receberá o Grau de Comendador da Ordem do Mério por ser “uma personalidade consensual que reúne o respeito e admiração da comunidade portuguesa em Paris, devido às atividades que desenvolve no seio da Santa Casa”, refere um comunicado emitido esta quinta-feira pela Presidência da República.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Grau de Comendador da Ordem de Mérito será também atribuído ao empresário Valdemar Francisco, residente em França há 56 anos, pelo seu “contributo para o bem-estar, para a afirmação coletiva e para o aumento da visibilidade da comunidade portuguesa”.

Maire Louis Talamoni, antigo presidente da câmara de Champigny, vai ser agraciado, a tírulo póstumo, com o Grau de Comendador da Ordem da Liberdade por ter sido “o protetor dos milhares de famílias portuguesas que, acabadas de chegar a França, se acolhiam” no Bidonville em barracas, “dada a impossibilidade material de encontrarem um verdadeiro alojamento”.

Já o atual presidente de Champigny, Maire Dominique Adenot, irá receber o Grau da Ordem do Mérito por ter “demonstrado um especial interesse e empenho junto da comunidade portuguesa e luso-descendente do município que dirige”.

Marcelo Rebelo de Sousa irá chegar a Paris ao final da tarde de 10 de junho, altura em que se irá reunir com o seu homólogo francês, François Hollande. Na reunião no Palácio do Eliseu estarão também presentes António Costa e Manuel Valls, primeiro-ministro de França. Do Palácio do Eliseu, Marcelo e Costa irão seguir para a Maire de Paris onde irão decorrer as celebrações oficiais do Dia de Portugal.

Na capital francesa, o Presidente português irá ainda almoçar com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e várias individualidades da comunidade portuguesa, visitar a Delegação da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris, onde será recebido por João Caraça, e a exposição do pintor Amadeo de Souza-Cardoso no Grand-Palais.