primavera_norte (1)

Em Braga, o fim de semana começa com um concerto de música de câmara, no âmbito da “Semana da Criança”. O espetáculo do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga está marcado para as 19h, no Theatro Circo. Os bilhetes custam 3 euros.

O verão já chegou à Casa da Música, com a inauguração de um espaço renovado — o Café Casa da Música — e uma programação intensa até setembro. No ambiente descontraído das noites de verão, o “Verão na Casa” irá incluir concertos de jazz, fado, pop, rock DJs e escolas de ensino vocacional de música. A entrada é livre e a programação completa pode ser consultada aqui.

Dentro de portas, a Orquestra Sinfónica do Porto vai apresentar “Serenatas”. O alinhamento do concerto, dirigido pelo maestro Leopold Hager, vai incluir a Serenata nº 1 em Ré maior, op. 11, de Johannes Brahms, e a Serenata n.º 9 em Ré maior, “Corneta de postilhão”, KV 320, de Wolfgang Amadeus Mozart. O concerto está marcado para sexta-feira, na Sala Suggia. Os bilhetes custam 19 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No mesmo dia, também no Porto, começa mais uma edição do Caixa Ribeira. A encabeçar o festival está a fadista Ana Moura, que irá atuar na sexta-feira no Palco Caixa, com vista para o rio Douro e a Ponte D. Luís. Pelo Festival Caixa Ribeira, que irá decorrer até sábado em vários espaços da cidade do Porto, irão também passar artistas como António Zambujo, Gisela João, Raquel Tavares, Aldina Duarte, Helder Moutinho e Maria da Fé. O bilhete único para os dois dias custa 28 euros, passando a custar 35 euros no dia do festival. Os clientes da Caixa Geral de Depósitos têm direito a 10%.

Na sexta-feira, Lousada irá recuar no tempo para receber o Mercado Histórico, que irá encher a Avenida Senhor dos Aflitos até domingo. A entrada é livre. No mesmo dia, Samuel Úria vai apresentar o novo Carga de Ombro na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. O concerto está marcado para as 22h30, os bilhetes custam 1 euro.

SAMUEL URIA RETRATO

De 2 a 11 de junho, o teatro contemporâneo vai invadir o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. William Shakespeare, Molière, Simon Stephens e Tchekhov são alguns dos autores cujas obras vão ganhar vida nos palcos dos Festivais Gil Vicente, através da visão de diferentes companhias, nacionais e internacionais. Os bilhetes custam 10 euros e o passe geral, que dá acesso a todos os espetáculos do festival e às exposições do Centro Internacional das Artes José de Guimarães, custa 30 euros. O programa completo pode ser consultado aqui.

No sábado, os Quinta do Bill vão apresentar o novo álbum, Todas as Estações, no Átrio Central da Estação de S. Bento, no Porto. O concerto está marcado para as 16h, a entrada é livre.

primavera_centro (1)

Antes de seguirem viagem para o Porto, os Quinta do Bill vão passar na sexta-feira pelo Cine Teatro Paraíso, em Tomar, para apresentar o novo álbum, Todas as Estações. O concerto começa pelas 22h, os bilhetes custam 9,99 euros.

No sábado, no âmbito da iniciativa “Mosteiro em Movimento”, vai realizar-se na Igreja do Mosteiro da Batalha, às 12h, um concerto do Calvin College Capella Choir, do Michigan, nos Estados Unidos da América. Depois, às 15h, haverá uma palestra com Adriano Luís Monteiro intitulada “As Capelas Imperfeitas — Uma nova visão”.

No mesmo dia, o espetáculo Uma Noite na Lua, de Gregório Duvivier, vai passar pelo Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra. A peça vai subir ao palco pelas 21h30, os bilhetes custam 14 euros. No dia antes, Duviver vai estar no Cine Teatro Caracas, em Oliveira de Azeméis. O espetáculo começa às 21h30 e custa 10 euros.

primavera_sul (1)

Na quinta-feira, o finlandês Aapo Häkkinen vai passar pela Casa-Museu Anastácio Gonçalves, em Lisboa, para um recital de cravo. O concerto começa às 19h e a entrada é livre (condicionada à lotação da sala). Do outro lado do rio, a Trafaria vai promover entre sexta-feira e domingo, a partir das 17h, uma prova de vinhos e petiscos à beira Tejo. Para além de provas comentadas, cujo acesso é condicionado pela compra de uma pulseira de degustação no valor de 3 euros, o “Trafaria (com) Prova” irá ainda incluir cruzeiros vínicos no Tejo e animação de rua.

Esta semana, começaram as Festas de Lisboa. Até ao final do mês, a cidade vai ter muita animação para todos os gostos — para alfacinhas e não só. Para além dos arraiais, que vão encher de música os bairros típicos da cidade, no sábado vai decorrer mais uma Noite da Literatura Europeia. Entre as 19h e a meia-noite, terão lugar leituras de excertos de obras de dez escritores europeus, que serão lidas por 13 atores portugueses. As sessões, de entrada livre, terão a duração de dez a 15 minutos e irão repetir-se de meia em meia hora em vários pontos emblemáticos da zona do Carmo e da Trindade. Para saber onde é que a literatura vai andar em Lisboa, consulte a programação aqui.

arraial Mundial renovar a mouraria

O Cinema Teatro Joaquim D’Almeida, no Montijo, vai receber na sexta-feira a comédia God, com Joaquim Monchique, Diogo Mesquita e Rui Andrade. Os bilhetes para o concerto, marcado para as 21h30, custam entre 12,30 e 15 euros.

No sábado, o Teatro das Figuras, em Faro, vai receber Viviane. A cantora e compositora, que já passou pela redação do Observador, irá apresentar o seu novo álbum, Confidências. O concerto contará com a participação de vários artistas, como Mafalda Arnauth, Susana Félix e Luanda Cozetii, que também participaram no projeto de 2009 “Rua da Saudade”, uma homenagem ao poeta Ary dos Santos. O concerto está marcado para 21h30 e custa 12,50 euros.

No mesmo dia, os Deolinda vão estar em Loulé, no Cine-Teatro Louletano. O concerto de apresentação do novo álbum, Outras histórias, também está marcado para as 21h30. Os bilhetes custam 15 euros.