É grande no tamanho e grande no conteúdo. Porém, contida em matéria de valores, alinhando pelos mais competitivos no mercado nacional. Falamos da nova Talisman Sport Tourer, um modelo com quase 5 metros de comprimento (4866 mm, ou seja, 17 mm mais do que a berlina de que deriva) e tecnologia que nunca mais acaba.

Disponível em Portugal a partir de 3 de Junho, este Renault destaca-se da concorrência por contar com quatro rodas direccionais (graças ao sistema 4Control), impondo-se, ainda, por uma das maiores bagageiras da classe, com 572 litros de capacidade, ampliáveis até um máximo de 1681 litros mediante o rebatimento assimétrico do banco traseiro. O fácil e amplo acesso ao compartimento de bagagens é outra das suas virtudes, assim como a possibilidade de contar com um portão traseiro com abertura e fecho “mãos-livres”.

Entre os argumentos do novo modelo, destaque para a bagageira, uma das maiores da classe

No habitáculo – requintado, distinto, funcional e bastante espaçoso – marcam presença os muitos dispositivos de segurança activa e passiva, e inúmeros sistemas tecnológicos de vanguarda, como o R-Link 2. Controlável através de um tablet de 8,7” ou dos comandos vocais, este sistema permite controlar a navegação, o telefone, as aplicações, o rádio, a climatização e também o sistema Multi-Sense. Por sua vez, este abre ao condutor a possibilidade de optar por um de cinco modos de condução distintos: Sport, Neutral, Comfort, Perso e Eco. Em função da escolha, o Multi-Sense adopta quer uma parametrização específica para a direcção, para a velocidade de resposta do acelerador e do motor, e para a caixa de velocidades pilotada EDC de dupla embraiagem (quando instalada), quer um ambiente interior próprio, através das cinco cores disponíveis para a iluminação por LED do habitáculo.

Nesta fase de lançamento, a gama de motores é composta por três unidades a gasóleo sobrealimentadas: 1.5 dCi de 110 cv, 1.6 dCi de 130 cv e 1.6 dCi (biturbo) de 160 cv. No Verão será a vez de chegar ao mercado a variante a gasolina TCe 200, animada por um motor 1.6 turbo de 200 cv combinado com a caixa EDC de sete relações. Os preços iniciam-se nos 33.830€ para a versão dCi 110. Já pela variante dCi 130 é preciso desembolsar 36.070€, com a versão dCi 160 a arrancar nos 41.750€ – um diferencial que não chega a ser de €1500 para a berlina de quatro portas. Do lote de atributos da Talisman Sport Tourer faz também parte a garantia de fábrica de cinco anos ou 100 mil quilómetros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR