Terceira Idade

Abandonar idosos deve ser crime? Esquerda deve chumbar

6.528

A maioria de esquerda no Parlamento deve impedir que o abandono de idosos em lares e hospitais seja criminalizado. O projeto-lei foi apresentado pelo PSD/CDS-PP, ainda em 2015.

O projeto-lei foi aprovada em Conselho de Ministros em agosto de 2015

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

O projeto-lei que prevê a criminalização do abandono de idosos em lares e hospitais, proposto pelo PSD/CDS-PP, deve ser chumbado no Parlamento.

Segundo o Jornal de Notícias, na sua edição impressa, a maioria de Esquerda no Parlamento deve chumbar a proposta do antigo governo de criminalizar o abandono de idosos em hospitais, por parte das famílias. O PCP e o Bloco de Esquerda já tinham rejeitado a iniciativa quando esta foi aprovada em Conselho de Ministros em agosto de 2015, ainda durante a vigência do antigo governo.

Em dezembro, já com o governo socialista em funções, a Assembleia da República aprovou a passagem do diploma à Comissão Parlamentar dos Direitos Liberdade e Garantias, com o PS a abster-se na votação. Na especialidade os socialistas devem impedir que o abandono de idosos em lares e hospitais seja considerado crime.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: [email protected]
História

In memoriam de Franco Nogueira /premium

P. Gonçalo Portocarrero de Almada

“Um homem livre, recto e determinado que lutou, com paixão, pelas suas convicções e pelas suas ideias, (…) para recuperar o espírito que fez a grandeza de Portugal”.

Justiça

Extinguir o Tribunal Central de Instrução Criminal

João Miguel Barros

Escrever que a extinção do TCIC dá um sinal errado à opinião pública porque este foi o “tribunal que mandou prender Sócrates” é não compreender a essência do que é um Tribunal de Instrução Criminal.

Lisboa

Portagens e transporte público

Luís Campos e Cunha

Tal como em outras cidades, deveria existir uma portagem a todos os carros que entram em Lisboa. Se vêm de Sintra ou da Amadora, não importa, são viaturas que utilizam os equipamentos da cidade.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)