A Albânia, apurada para o Euro2016 de futebol no grupo de Portugal, perdeu hoje por 3-1 com a Ucrânia, cujos adversários da ‘poule’ A da fase final, Roménia e Suíça, venceram os respetivos jogos de preparação.

Em Bérgamo, Itália, a equipa albanesa, que tantas dificuldades colocou à ‘seleção das quinas’ na fase de apuramento — ao vencer em Portugal e ao perder em casa já no período de descontos — não evitou a derrota frente à Ucrânia, que integra o grupo C do Euro2016 juntamente com a Alemanha, a Polónia e a Irlanda do Norte.

Os ucranianos foram os primeiros a marcar, logo aos oito minutos, por Taras Stepanenko, médio do Shakhtar Donetsk, mas a resposta albanesa surgiu quatro minutos volvidos, aos 12, quando o avançado albanês do Vaduz, equipa do Liecthenstein, Armando Sadiku restabeleceu a igualdade.

Na segunda parte, a Ucrânia fez valer o seu maior poderio ao construir a vitória com dois golos, o primeiro aos 49 minutos, por Andriy Yarmolenko, e o segundo aos 87, pelo avançado do Sevilha Evgen Konoplyanka.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em relação às outras duas seleções do grupo A do Euro2016, a Roménia não sentiu dificuldades em golear em Bucareste a Moldávia por 5-1, mas a Suíça viu-se e desejou-se para vencer em Lugano a modesta seleção da Modávia por 2-1, com o segundo golo a ser marcado a um quarto de hora do fim pelo avançado Admir Mehmedi, que entrou após o intervalo a render Eren Derdiyok.

Os suíços abriram o marcador aos 12 minutos por Blerim Dzemaili, vantagem que conservaram até aos 69 minutos, altura em que os moldavos empataram através do médio Radu Ginsari.

Já os romenos cedo definiram o rumo do jogo com dois golos de rajada, aos dois e três minutos, o primeiro pelo médio do Steaua Bucareste Adrian Popa e o segundo através de um autogolo do defesa central georgiano Aleksander Amisulasvili.

O resultado avolumou-se na segunda parte com mais três golos para a Roménia e um para a Geórgia, com os romenos a fazerem o terceiro golo aos 49 minutos, por Nicolae Stanciu, o quarto aos 80, por Gabril Torje, e o quinto aos 87, por Claudiu Keseru. Os georgianos marcaram o seu golo de honra aos 68, mercê de um autogolo do central romeno Cosmin Moti.

Além da Roménia, da Suíça e da Albânia, o grupo A integra a seleção anfitriã do Euro2016, e uma das favoritas ao título, a França.