Os Prémios Nacionais de Museologia 2016 são anunciados hoje, numa cerimónia que decorre a partir das 15h30, no Museu do Dinheiro, realizada pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

O Prémio Museu Português do Ano é um dos principais galardões atribuídos pela APOM, num palmarés com 27 categorias, que a entidade dedicada à museologia atribui desde 1997 a museus, projetos, profissionais e a atividades desenvolvidas no setor.

Este ano são finalistas ao Museu Português do Ano, o Museu da Misericórdia do Porto, o Museu Teatro Romano de Lisboa, o Museu Municipal de Leiria e o Museu Municipal de Pinhel.

No ano passado, o vencedor foi o Centro de Ciência do Café, em Campo Maior, e, em 2014, o Museu Benfica — Cosme Damião, em Lisboa.

Os prémios dizem respeito ao ano anterior da atribuição.

Os galardões são atribuídos pela APOM, fundada em 1965, para incentivar o espírito de preservação e divulgação do património dos museus.

Os prémios distinguem, entre outras áreas, a melhor intervenção e restauro, o melhor catálogo, a melhor exposição, mecenato e projeto museográfico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR