Portugal foi, em 2014, o 5º país da União Europeia com mais passageiros por voo doméstico, apresentando uma média de 84 passageiros por voo, mais dois do que a média comunitária, segundo a base de dados Pordata.

“Os dados de 2015 mostram que em Portugal este valor subiu para 97 passageiros por voo, enquanto a média da União Europeia desceu para 72 passageiros”, refere a Pordata.

De acordo com a Pordata, que faz referência a dados do Eurostat de 2014, a lista é liderada por Itália (com 123 passageiros por voo), seguida de Espanha (99), Alemanha (90), França (87) e Portugal (84), acima dos 82 passageiros por voo da média da União Europeia.

Em comunicado, a base de dados diz que os transportes são o tema mais recente da Pordata Europa.

Os dados entre 1995 e 2013 mostram que historicamente Portugal tem investido e gasto mais em manutenção de infraestruturas rodoviárias do que nos restantes transportes. Em segundo lugar aparecem as infraestruturas ferroviárias, só depois as aéreas e, finalmente as marítimas, refere.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sobre este setor, a Pordata destaca ainda que em 2014, no total de mercadorias (em toneladas) transportadas nos principais portos portugueses: 8% teve outros portos nacionais como destino ou origem, 32% teve como destino ou origem um porto localizado na União Europeia e 60% teve como destino ou origem um porto localizado fora da União Europeia.

Os dados sobre o transporte de contentores por via ferroviária e marítima mostram também que na última década o número de contentores transportados praticamente triplicou (aumentou 2,7 vezes).

Assistiu-se também a uma diminuição da importância relativa do transporte por via marítima em relação ao transporte por via ferroviária.

Em 2004, por cada contentor transportado via caminhos de ferro eram transportados 15 contentores via mar e, 10 anos depois, em 2014, por cada contentor transportado via caminhos de ferro foram transportados cerca de oito contentores via mar.