A candidata do Movimento 5 Estrelas, Virginia Raggi, conseguiu entre 34% e 38% dos votos nas eleições autárquicas em Roma, segundo uma sondagem à boca das urnas. Este resultado leva à necessidade de uma segunda volta das eleições, já que não alcançou os 50%.

O Movimento 5 Estrelas é um partido fundado em 2009 pelo humorista italiano Beppe Grillo. A ideologia partidária do 5 Estrelas é caracterizada como sendo populista, ambientalista e eurocética.

Nas eleições realizadas este domingo, o candidato do partido do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, conseguiu 24,7% dos votos para a câmara de Roma, segundo a agência Bloomberg. A verificarem-se estes resultados, terá de se realizar uma segunda volta nas autárquicas da capital italiana, entre Virginia Raggi e Roberto Giachetti.

Em Milão, o candidato do Partido Democrata de Renzi lidera as sondagens com 41,6% dos votos. Em Turim, o presidente da câmara, Piero Fassino, também do Partido Democrata lidera com 41,8%.

Em Nápoles, o candidato independente e atual presidente da câmara da cidade, Luigi de Magistris, lidera as sondagens com 42.2% dos votos.

A verificarem-se estes resultados, será necessária uma segunda volta em quatro das principais cidades italianas. A segunda volta está marcada para 19 de junho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR