Marcelo Rebelo de Sousa não é novo nas lides da seleção, já que acompanhou outros campeonatos como comentador, mas foi a primeira vez que recebeu a seleção no Palácio de Belém como Presidente da República. Não pediu a vitória no Europeu, pediu aquilo a que os jogadores já o habituaram. “Espero que sejam aquilo que são sempre, os melhores”, avisou.

Numa despedida “muito afetuosa”, como a qualificou Marcelo Rebelo de Sousa, os 23 escolhidos da seleção nacional, o selecionador, toda a equipa técnica e os representantes da Federação Portuguesa de Futebol, foram recebidos esta tarde no Palácio de Belém para um jantar oferecido pelo Presidente. Marcelo Rebelo de Sousa diz que para além das suas funções atuais, é alguém que “acompanha” e “admira” os jogadores.

“Não vos vou dizer que espero que ganhem campeonato. O primeiro-ministro já pediu isso. Eu sou mais contido. Espero que sejam aquilo que são sempre, os melhores”, disse o Presidente, lembrando aos jogadores a importância da seleção não só para os portugueses que vivem em Portugal, mas especialmente para os portugueses que vivem fora, especialmente em França.

Depois do discurso, Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de dar um abraço apertado a todos os jogadores da seleção, lembrando a importância dos afetos e da proximidade antes da partida para França. Cristiano Ronaldo, no seu discurso, afirmou também que a seleção “vai tentar ganhar”, e que “tudo é possível” numa competição como o Europeu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Presidente da República destacou também a presença na cerimónia do presidente da FIFA, Gianni Infantino. “Vocês são campeões mesmo à partida, porque são do melhor que há no mundo. É também um prazer ter aqui o presidente da FIFA, um sinal de renovação e futuro. O que aqui está é do melhor que há no mundo, país pequenino que consegue ser muito. Acreditamos em vós como acreditamos em Portugal”, concluiu.

Após os discursos, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, uma camisola autografada pelos 23 jogadores convocados.

Portugal defronta a Estónia na quarta-feira, às 19:45, no Estádio da Luz, naquele que será o último encontro de preparação antes da estreia no Euro2016, frente à Islândia, no dia 14, para o grupo F, no qual estão também inseridas a Hungria e a Áustria.